skip to Main Content
Menu

ASPR Em Dia nº 09 – maio/2018 – EXCLUSÃO DO PIS E DA COFINS DE SUA PRÓPRIA BASE DE CÁLCULO

Há mais de duas décadas as contribuições PIS e COFINS, tem infelizmente propiciado inúmeras e grandes brigas fiscais, administrativas e judiciais e em muitas delas tem havido decisões e desfechos favoráveis aos contribuintes.

Agora no início de maio, os contribuintes conseguiram na Justiça Federal novo precedente.

A 1ª Vara Federal de Novo Hamburgo-RS, julgou procedente ação movida por uma indústria química, na qual o teor do pedido era a inconstitucionalidade e a ilegalidade da inclusão do PIS e da COFINS, em sua própria bases de cálculo.

O referido pedido foi feito, tendo como base o julgamento pelo STF quanto a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

Da mesma forma que o ICMS não constitui receita à empresa, entendimento igual poderia se dar ao PIS e a COFINS, visto que estas contribuições e seus valores,  somente transitam pela contabilidade, sem configurar nenhum ganho e acréscimo patrimonial.

Além do reconhecimento da inconstitucionalidade e ilegalidade da inclusão do PIS e da COFINS em sua própria base de calculo, foi reconhecido o direito ao contribuinte que moveu a ação, o ressarcimento dos valores recolhidos indevidamente nos últimos 5 anos.

A Consultoria Tributária da ASPR com seus advogados parceiros,  estão à sua disposição.  Conte com a gente, sempre.

ASPR – Sua Companhia de Gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top