skip to Main Content
Menu

ASPR Em Dia nº 15 – setembro/2014 – O VAREJO, ELO IMPORTANTE DA CADEIA ÓPTICA QUER MUDANÇAS.

A OPTIDADOS – SOLUÇÕES ÓPTICAS e outras empresas e entidades, como a ABIÓPTICA – Associação Brasileira da Indústria Óptica tem sido agentes e tem dado contribuições às necessárias mudanças que vem ocorrendo em toda a cadeia do pujante segmento óptico brasileiro.

A cadeia tem dois grandes focos de atuação, o segmento da saúde visual, atendido pelos óculos de grau e pelas lentes oftálmicas e o de acessórios, cuidando da beleza visual. Ambos ainda com muito campo para difusão e crescimento, tendo relação, por exemplo, com o melhor desempenho das crianças e jovens na escola, se não contarem com problemas de visão.

As mudanças são muitas, profundas e tem afetado todo o segmento, desde as indústrias, como as de lentes e armações, passando pelo varejo e chegando até os consumidores, elo final da cadeia.

Essas mudanças tem sido de caráter legal, como por exemplo, a Lei de Defesa do Consumidor; tributário, como as exigências do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED; contábil, por intermédio da harmonização legal ao padrão contábil internacional, instituído por Lei Federal e exigido, embora simplificadamente, inclusive de micro empresa, desde 2013 e de pequenas e médias empresas, desde 2010. Aqui muito trabalho novo para os Profissionais de Contabilidade, especialmente em 2015.

Saiba mais:

Constatada a necessidade de mudança e admitida, ela se fundamenta na insuficiência do que se tem como soluções e na insatisfação com o status quo. Assim sendo, para fazer frente às novas legislações, novas exigências dos clientes e do sempre crescente competitivo mercado globalizado, a solução é estudar muito sobre a nova cadeia, adquirir novos conhecimentos e daí sim, criar e inovar.

Por que o varejo óptico quer mudanças?

A ABIÓPTICA acaba de divulgar que está capitaneando processo para aproximar e integrar todos os elos da cadeia – fabricantes, varejo e consumidores finais. Em resumo, do “chão de fábrica”, passando pela compra ONLINE vinda do varejo e da compra ONLINE, pelos consumidores finais.

Saiba mais:

http://www.abiotica.com.br/ws2011/exibeNewsletterTexto.asp?img=newsletter&news=1684&id=24742

http://www.optidados.com.br/#!opticommerce/c45w

O Brasil passa por momento especial de mudanças. O varejo óptico também.

Deixo aqui dica simples e objetiva à você lojista: Escreva sobre os processos do seu negócio, possibilitando assim tê-los formalizados. Critique fortemente o seu sistema óptico. Veja se lhe atende em todas as suas demandas ou não, como as legais, fiscais, contábeis, trabalhistas e principalmente as demandas gerenciais, financeiras e econômicas. Por exemplo: Possibilita pedidos ONLINE? Possibilita E-COMMERCE?

Sem um bom gerenciamento de compras e de estoques, sem uma eficaz relação integrada e automatizada com os fabricantes de lentes e armações, sem o uso diário da demonstração do Fluxo de Caixa – DFC, sem a elaboração mensal da Demonstração do Resultado – DRE etc., não se chegará à lugar nenhum. Sem isso não há como estabelecer métricas e mensurar desempenho, não há como criar e inovar.

Possível passo a passo para atender às mudanças?

Diagnosticar a realidade, pensar e praticar a gestão sistemicamente, contar com especialistas e com entidades de classe, como a ABIÓPTICA etc.

Lojista! Transforme novos conhecimentos em melhores Resultados e participe ativa e intensamente da mudança do varejo óptico, contribuindo para nova e necessária cultura, moderna e profissionalizada.

Ary Silveira Bueno
Professor, Contador e auditor.
Diretor da ASPR Auditoria e Consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top