skip to Main Content
Menu

ASPR Em Dia nº 34 – outubro/2016 – NOVA FISCALIZAÇÃO PELA RECEITA FEDERAL REQUER IMEDIATA GESTÃO TRIBUTÁRIA

A Receita Federal – RFB divulgou em 03/10/16, que desencadeará grande processo de fiscalização e estima não homologar processos de compensações, que podem gerar arrecadação de R$9,5 bilhões.

As compensações não homologadas serão cobradas com multa de 50%. Em caso de fraude na apuração dos créditos compensados, a multa é de 150%, podendo ser remetido ao Ministério Público Federal, para fins penais.

A RFB constatou que o aumento de compensações efetuadas pelos contribuintes em agosto de 2016, aumentou em 96% em relação a agosto de 2015, passando de 3,6 bilhões para 7,1 bilhões em 2016; isso fez acender o sinal vermelho da Receita.

A RFB informou na divulgação, que conta com novos recursos sistêmicos, os quais permitem cruzamentos e identificações de irregularidades e/ou ilegalidades.

Sabemos que falta pouco para que o SPED e seus inúmeros e poderosos controles eletrônicos/digitais, esperando apenas a chegada do e-Social e do Bloco K em 2017/2018, possibilite definitivamente à RFB completo e analítico controle de todas as operações de qualquer contribuinte, desde o Micro Empreendedor Individual – MEI até as empresas de grande porte.

Para qualquer empreendedor atender o brutal desafio atual e do futuro próximo, somente uma ótima Gestão de Estoques, Custos, Tributária, Financeira, Contábil, Econômica, Tecnológica e principalmente Gestão de Riscos e de Pessoas, poderá lhe trazer a tão necessária retaguarda para lhe assegurar a sustentabilidade e a perenidade do seu negócio.

Haja recursos para tanta demanda de Gestão! Conte com as soluções de Gestão da ASPR.

Se muitas empresas tem tido dificuldades financeiras em decorrência da forte crise econômica, este aperto da Receita para quem não está com a sua conformidade fiscal em dia, pode refletir no mercado com um todo, sob diversos aspectos, em um deles contribuindo com uma maior demora da retomada da economia.

O resumo da divulgação e da apresentação feita pela RFB, pode ser conferida em: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2016/outubro/receita-realiza-operacoes-de-cobranca

ASPR – Auditoria – Consultoria e Contabilidade de Gestão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top