skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 01 – janeiro/2020 – GESTÃO DE PROFISSIONAIS EM ALTA

Foto Ary - ASPR

Ary Silveira Bueno, sócio-diretor da ASPR Auditoria, Consultoria e Contabilidade

Tentarei em poucas linhas justificar a opção pelo tema e pela própria afirmação, por ser oportuno.

Todo começo de ano há um desejo enorme de muitos empreendedores e/ou gestores, de se fazer mais e melhor do que o alcançado no ano anterior. Neste início de 2.020, em duas décadas deste  século, não é nada diferente. Precisamos fazer mais e melhor,  para ajudar o Brasil!

Sabemos que em termos de PIB, o desempenho do Brasil em 2.018 e 2.019 foi pífio. Ele ficou apenas em torno de 50% da meta do crescimento estimado, o que não era grande coisa. Felizmente há esperança, expectativa positiva e fundamentos, para que finalmente se alcance o crescimento estimado para este ano, de mais de 2%. Tomara!  

Sobre uma visão política e econômica de 2.019 e anos seguintes, sugiro a leitura da entrevista com o Prof. Fernando Shuler do INSPER; bem interessante.

Saiba mais

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/12/30/economia-e-o-maior-acerto-de-bolsonaro-e-seu-trunfo-para-2022-diz-analista.htm

Voltando ao meio corporativo: O que deve ser feito em termos de mudanças, para se bater as metas definidas? Esta pergunta é feita por todos, indubitavelmente.

Para o Time ASPR  2.019 foi ano bem produtivo, não só financeiramente, mas também de avanços no campo da T.I., do seu novo programa de Compliance e principalmente no campo da Gestão de Profissionais/Pessoas. Ah, abandonamos a expressão colaborador, que até parece depreciativo atualmente.

Estamos entre os gestores que entende, que podemos fazer mais e melhor em 2.020. Para isso, não nos faltam propósito, engajamento, determinação e atitude, que devem fazer com que o nosso Time compartilhe experiências e inovações entre si, antes mesmo de se trabalhar fortemente no avanço do conhecimento do Foco do cliente ASPR.  

Justificando o título deste texto, o que me ensejou ser ele a primeira opção do ano, foi um muito importante artigo, a meu ver, trazido pela Revista Harvard Business Review de dezembro passado, tratando do tema:  Por que líderes mais estimados parecem mais eficazes.

Saiba mais 

https://hbrbr.uol.com.br/por-que-lideres-mais-estimados-parecem-mais-eficazes/

Por admitir que uma boa Gestão de Profissionais é a mais importante e desafiadora ação de gestão corporativa, antes mesmo da gestão do Compliance e da T.I., porque  sem ela, estas e outras não se sustentarão, é que recomendo a leitura do referido artigo, bem como a sua aplicação, para se alcançar mais facilmente todas as metas definidas para este ano.

Finalizando reproduzo como atrativo, apenas a conclusão do referido artigo. No entanto reafirmo, sua leitura é recomendável, para todo líder que deseje fazer um efetivo e excelente 2.020:    

O velho ditado de que a liderança não tem a ver com ser apreciado, mas apenas com o desempenho não é muito correto na empresa moderna, em que se dá maior atenção às perspectivas e vozes dos colaboradores. Os líderes precisam liderar, sim, mas também precisam adicionar à balança um foco obstinado nos resultados, desenvolvendo algum tipo de relacionamento com os subordinados e lhes demonstrando alta estima. O aprendizado obtido com nossa análise é que os líderes que não são apreciados pagam um preço alto, pois é quase certo que suas equipes os avaliarão negativamente em outros indicadores de desempenho”.

Estimados profissionais do Time ASPR, clientes, parceiros e amigos, conte com a gente também em 2.020 e mais do que até então. Contamos com vocês, como sempre!

Ary Silveira Bueno
ASPR Sua Companhia de Gestão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE
Back To Top