skip to Main Content
Menu
1 – ASPR

Gestão Em Dia nº 02 – janeiro/2022 – CDSP ABC

 

ECOSSISTEMA BRASIL 5.0 E ESG (+G/GOVERNANÇA PARA UM BRASIL 6.0)

O Projeto Ecossistema Brasil 5.0 foi lançado no final de 2019 pelo Instituto MicroPower, juntamente com mais uma dezena de renomadas academias, entidades e empresas, nacionais e globais.

Em pouco mais de dois anos, com permanente e intensa prática do seu Lema: Comunicar e Colaborar para Realizar, o Brasil 5.0   com os seus 5 (cinco) Pilares e seus 23 (vinte e três) Fundamentos, conta atualmente com alguns dados e números bem interessantes, como:

1 – Conta com 4 (quatro) Coalizões Digitais Regionais – CDRs, as quais entregam as suas colaborações para cumprimento do Propósito do Brasil 5.0 : “Promover o Brasil a Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global”;

2 – Conta com 121 Conselheiros, que tem papel central na colaboração, para juntos se buscar e conquistar o Propósito do Brasil 5.0;

3 –Conta com quase 3 (três) centenas de Voluntários, incluindo: Conselheiros, Curadores, Coordenadores de GTs;

4 – Conta com quase uma centena de agentes apoiadores e parceiros das 6 (seis) Hélices (figuras abaixo);

5 – Conta atualmente com a execução especial de um dos 3 (três) Objetivos do Brasil 5.0, que é a colaboração na revisão da E-Digital, em Consulta Pública  até 14/02/2022;

6 – Conta com atualizado trabalho feito por Conselheiros do Brasil 5.0, da revisão dos seus Pilares e Fundamentos, para um maior e melhor alinhamento mais que requerido por uma nova Governança, em permanente construção por organismos nacionais e estrangeiros, como: E-Digital do Brasil, o ESG (Environmental, Social e Governance), OCDE, a Agenda 2030 e seus 17 ODS.

Destaque-se que, o que estamos aqui tratando, está diretamente vinculado a um mandatório entendimento e aplicação do ODS 16 pela razão abaixo exposta:

Em setembro de 2020, mais de 1.300 CEOs de empresas de mais de 100 países se reuniram para assinar United in the Business of a Better World: A Statement of Business Leaders for Renewed Global Cooperation .

Na oportunidade foi elaborado dentro do Pacto Global da ONU, importante documento tratando da Estrutura de Negócios do ODS 16 / Governança Transformacional Inspiradora. Leitura indispensável! Ela é essencial para entender a urgência e relevância do ESG, na vida das pessoas em todo o mundo e de todos os agentes da Sêxtupla Hélice.

Em resumo, essencial para a humanidade e à vida no e do planeta.   

7 – Conta com quase uma centena de expressivos agentes apoiadores e parceiros das 6 (seis) Hélices.

Valho-me da inspiração que me foi dada por Conselheiros do Brasil 5.0, quanto a oportuna incorporação da Sêxtupla Hélice (o G de Governança do ESG), para mais fácil e rapidamente levarmos o Brasil 5.0 a caminho de um Brasil 6.0, conforme destacado no título desse texto.

Eis as Figuras que incluem a Sêxtupla Hélice:    

1 - ASPR

2 - ASPR

3 - ASPR

 

EVOLUÇÃO DA VISÃO E AÇÃO NO BRASIL 5.0, QUANTO AO ‘G’ DO ESG E OS RELATÓRIOS DO ODS 16

 Em agosto de 2021,  em meu pequeno artigo intitulado : O ESG pelo Ecossistema Brasil 5.0  Não podia eu imaginar que 6 (seis ) meses após, teríamos a muito feliz proposta de incorporação da Sêxtupla Hélice por Conselheiros do Brasil 5.0, conforme demonstrado nas Figuras acima. Ação alinhada inspira outras ações, em um círculo virtuoso.

Parabenizo  Francisco Soeltl, Gustavo Donato e Lester de Abreu, que tiveram a feliz visão e ação de incorporação do G de Governança do ESG, em absoluto alinhamento com o referido documento do Pacto Global da ONU, quanto a Nova Estrutura de Negócios, a partir da observação, implementação e prática do ODS 16, pelas Organizações.

RECENTE PESQUISA DA BRAVO RESEARCH

Ela tratou da Visão do Mercado Brasileiro sobre os Aspectos ESG. A Bravo Research escreveu: “O tema ESG está cada vez mais presente, mas ainda há muito o que desbravar e estabelecer, de modo a Gerar Valor …….”

Em um dos vários dados da pesquisa, ela traz: “Apesar do tema ESG estar em voga, 69% das empresas estão fora do ecossistema de iniciativas relacionadas”.    

 

CONCLUINDO

Em um mundo VUCA e/ou BANI, no qual o Brasil é um destacado ator global nessa Nova Era de Governança Transformacional, todos juntos: academias, governos e empresas, harmonizado com o ESG, devemos emergencialmente colaborar de forma clara e objetiva, para o estabelecimento de uma grande e marcante política do Estado brasileiro, para o conjunto da Sêxtupla Hélice.

 

Junte-se a nós!

 

Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR

Curador das CDRs

Presidente do Conselho da CDSP ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top