skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 02 – janeiro/2019 – GESTÃO DA AUTOLIDERANÇA PARA FAZER A COISA CERTA

I – INTRODUÇÃO

Certamente você já ouviu falar que pode não haver mais certo ou o errado, o preto ou o branco, a verdade ou a mentira, pois tudo depende muito da cultura do povo, da interpretação dada ao fato em questão, da visão de cada um de uma sociedade conservadora ou progressista, do interesse justo ou não do profissional e/ou do indivíduo.

Mas será que isso já foi diferente? Creio que não!

Será que já foi mais fácil à humanidade conviver com as dubiedades, as dicotomias, as divergências e com as diversidades (4Ds, sem querer)?

Creio que sim.

II – CONSIDERAÇÕES

O mundo moderno, com as suas intensas e profundas mudanças tem elevado à níveis exponenciais, a complexidade da gestão dos 4Ds, especialmente no meio corporativo.

Os fatos impactantes decorrentes das áreas: Tecnologia, Meio Ambiente, Economia, Política, Religião e Social como um todo, requerem de cada Líder ações cada vez mais específicas e adequadas a cada propósito.

Neste sentido e para subsídio das referidas ações mencionadas, tenho escrito alguns pequenos textos, como os que seguem:

http://www.aspr.com.br/gestao-em-dia-no-19-novembro2018-capitalismo-consciente/ 

http://www.aspr.com.br/gestao-em-dia-no-01-janeiro2019-21-licoes-para-o-seculo-21/

Cito aqui o livro: Justiça – O que é fazer a coisa certa (2012), como excelente conteúdo para auxiliar quem queira ampliar seus conhecimentos, visando se planejar para executar uma gestão para se fazer a coisa certa.

Uma coisa é certa! Quanto mais incerto, complexo, mutável e impactante forem os fatos que podem afetar a Gestão, mais e mais se requer profundo planejamento e conhecimento do Líder, quanto a sua área de atuação e/ou do seu cliente, com a missão e o propósito inabalavelmente bem definidas.

Como exemplo dos últimos meses da dificuldade em se fazer gestão, cite-se Apple que chegou a ter valor de mercado de 1 trilhão de dólares e perdeu algo em torno de 50% disso, em função de fatos expressivos, claro.

Citei três livros nesse pequeno texto, mas agora como contribuição, as dez grandes dicas detalhadas no excelente e-book, a meu ver, de autoria de Eduardo Zugaib (www.eduardozugaib.com.br), são elas:

– Faça o que é certo, não o que é fácil;
– Para realizar coisas grandes, comece pequeno;
– Aprenda a dizer NÃO!;
– Parou de ventar? Comece a remar;
– Não tenha medo de errar, nem de rir dos seus erros;
– Sua melhor desculpa não pode ser maior que o seu desejo;
– Não basta ter iniciativa. Também é preciso ter “acabativa”;
– Se você acha que o tempo voa, trate de ser o piloto;
– Desafie-se um pouco mais a cada dia;
– Para todo “game over” existe um “play again”

III – CONCLUSÃO

Como Líder, para fazer a coisa certa, você precisa mesmo de muito e em resumo:

Ética, Planejamento, Foco, Garra, Criatividade, Vontade, Efetividade, Produtividade, Superação e Vida, segundo Eduardo Zugaib.

Há 26 anos a ASPR tem como valores: ACREDITAR, SUPERAR, PERSEVERAR e RECICLAR.

Acreditamos neles e os praticamos permanentemente.

Ary Silveira Bueno
ASPR – Sua Companhia de Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top