skip to Main Content
Menu
Imagem Para O Site (6) – ASPR

Gestão Em Dia nº 06 – março/2022 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Como as Conexões Contribuem para o Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação   

No ABC Paulista são centenas de fortes e engajados atores, que representam as áreas acima e suas atividades,  que compõem o conjunto da Sêxtupla Hélice (academia, governo, empresa), harmonizadas ao ESG: Environmental, Social (entidades/ONGs) e mais o G de Governance.

O planejamento e a implementação da Governança, também ocorre e decorre das Conexões do Ecossistema, sobre o que nos referimos nesse texto.

Foram quatro fatos que me motivaram a escrever sobre as Conexões:

– O primeiro foi um Webinar de 24/02 pela Comunidade do ABC Valley, no qual os palestrantes da Mentor You, Marcella e Alexandre, apresentaram e contribuíram com as suas experiências oriundas do Vale do Silício, nos EUA;

– O segundo foi a visita feita à Inovabra pelo Ecossistema Brasil 6.0, por meio da Coalizão Digital SP Metropolitana Oeste – CDSP MO e da CDSP ABC, na qual foi possível estabelecermos planos de ações conjuntas de imediato, com alinhamentos e sinergias.

– O terceiro foi a participação em 23/02 da CDSP ABC na 19ª Reunião Ordinária do Comitê Permanente de Integração da Rede de Inovação de Santo André, (  com mais de 30 entidades participantes, que também mostra a força das Conexões para o Desenvolvimento não só da Inovação, mas também da Transformação Digital e do Empreendedorismo Inovador; e

– O último foi o entendimento selado em 24/02 pela CDSP ABC com a Diretoria da ABES   (Associação Brasileira das Empresas de Softwares, quanto a compartilhamentos de conteúdos próprios e/ou produzidos por terceiros, postados em seus perfis no Linkedin.

SOBRE A ABES

Entre as suas diversas atividades e bons serviços prestados, tem o Brasil, País Digital. 

Ele é formado por pessoas e organizações apaixonadas por tecnologia, inovação e, principalmente, pelo seu poder democratizante e inclusivo. Conta com mais de uma dezena de entidades participantes e vários voluntários engajados no Brasil, País Digital.

Destaque-se que em dezembro de 2017, o Movimento passou a reconhecer profissionais, pesquisadores e autoridades que se destacam pelo seu histórico de apoio ao setor de tecnologia da informação e para a transformação digital da sociedade brasileira, entregando-lhes uma placa comemorativa e nomeando-os embaixadores honorários do movimento.

Em Tempo: Destacamos que o Instituto MicroPower criou o Título Embaixadores do Brasil 6.0, durante a semana na Pátria em setembro de 2019, para também homenagear as Personalidades que à frente de suas Instituições, contribuíram com a implantação da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, decreto 9.319 de 2018. Os homenageados recebem o Troféu Brasil 6.0 – Embaixador da E-Digital, Troféu Ozires Silva.

Finalizando com a urgência e relevância das Conexões para se acelerar e garantir a sustentabilidade do título acima

O objetivo é nos valermos dos quatro recentes fatos, distintos entre si, mas que demonstram que cada vez mais as Conexões se fazem indispensáveis e essenciais, para que se atenda o Propósito maior que é a atenção efetiva às Pessoas.  

Não há e não haverá Transformação Digital, Inovação e Empreendedorismo Inovador Sustentável, se Não observado e aplicado na prática e de forma efetiva, a referida Sêxtupla Hélice, com ampla e boa Governança, tendo as Pessoas no Centro de Tudo.  

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador da Coalizão Digital SP ABC – CDSP ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top