skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 07 – outubro/2017 – RESPONSABILIDADE CORPORATIVA – ÉTICA NOS NEGÓCIOS – CONVITE

Para justificar o Convite ao longo do texto, relaciono pequeno elenco de datas, dados e informações, passadas e presentes, pertinentes ao tema em pauta.

Para tanto, valho-me da conhecida frase: Ou o Brasil acaba com a corrupção ou ela acaba com o Brasil.

A famosa frase foi adotada pela Associação Comercial e Industrial de Santo André – ACISA e está exposta em grande faixa externa, em sua tradicional sede.

Sabemos que não há negócio e/ou entidade sustentável, sem ética e sem transparência.

Então porque tamanha abrangência, intensidade e representatividade das falcatruas no Brasil?

Se opiniões de especialistas e/ou fundamentações lhe interessa e toca seu coração, aceite o Convite abaixo e esteja conosco, para oportuno debate do tema.

Sou rotariano e estou Governador Assistente – G.A. do Governador Cláudio Takata, Ano Rotário – A.R. 2017/2018, do Distrito 4.420 de Rotary.

A difusão das normas de ética profissional é o segundo, dos quatro objetivos de Rotary Internacional, fundado em 1.905. Orientamo-nos também pela Prova Quádrupla, de 1.932.

No início de 2017, quando planejávamos o A.R. 2017/2018, houve a feliz ideia do rotariano Álvaro Taiar, também G.A., de realizarmos evento sobre Responsabilidade Corporativa – Ética nos Negócios, em linha com os objetivos de Rotary.

Pois bem! O referido evento acontecerá em 26/10, quinta feira à noite, no Conselho Regional de Contabilidade – CRCSP, em São Paulo e contará com palestras de três renomados e respeitados profissionais. Participe!

Eis então o pequeno elenco referido:

1 – O combate da corrupção no mundo ocorre há meio século, tendo iniciado nos EUA;

2 – A Convenção da OCDE de 1.994, contra o suborno, foi primeiro grande passo que tratou de acordo transnacional sobre o assunto. Visite:

http://www.cgu.gov.br/assuntos/articulacao-internacional/convencao-da-ocde/arquivos/cartilha-ocde-2016.pdf

3 – Lembramos que houve nos EUA em 2001 e anos seguintes, vários grandes casos de fraudes financeiras, de grande repercussão;

4 – No mundo, especialmente nos países tidos como desenvolvidos, há legislações para a prevenção e a repressão da corrupção e da sonegação de tributos, há décadas.

Estudo de 2015 do Instituto ETCO e IBRE/FGV, concluiu que a sonegação tributária no Brasil parou de cair. O estudo fala em sonegação de 16,1% do PIB, representando mais de R$900 bilhões/ano.

A queda da sonegação é em grande parte devido ao SPED, iniciado em 2007. Estima-se que a sonegação no Brasil é aproximadamente o dobro da média dos países desenvolvidos. Visite:

http://www.etco.org.br/publicacoes/estudos-pesquisas/brasil-para-de-reduzir-informalidade/

5 – Em 2003, desejoso em conhecer o propósito do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO, convidei para palestrar em Santo André, o seu primeiro Presidente, o Deputado Emerson Kapaz. Fomos felizes ao prever a importância do tema.

Comentário:

Quem imaginaria que 14 anos depois viveríamos drama político, econômico e social, devido a brutal falta de ética nos negócios.

6 – Ressaltamos que legislações muito importantes foram editadas no Brasil nos últimos anos, visando o combate a corrupção, cartel, pirataria, contrabando, sonegação etc.

Exemplos:

. A Lei anticorrupção e a Lei da Ficha Limpa; e

.A nova Resolução 1530/17 do CFC, que obriga Organizações Contábeis, a fazer comunicação ao COAF, quando se depararem com operações às quais sejam consideradas suspeitas.

7 – Por último e acreditando ser suficiente para te convencer a estar com a gente, destaco a realização em 29/09 passado, da 19.Conferência do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, criado em 1998, a qual tratou entre outras atividades, do Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção. Visite:

https://www3.ethos.org.br/categoria/noticias/?area=Conferencia

CONCLUSÃO:

O Brasil vive momento extraordinariamente propício para que o ideário de Rotary, da difusão das normas éticas, entre outros objetivos, seja, ainda que dura e arduamente, disseminado e praticado pelos mais de 50 mil rotarianos brasileiros, juntamente com a boa e relevante parte da nossa sociedade.

Desejamos todos ansiosamente, por reconquistas de nossos melhores valores e de uma nova e diferente cultura, ou seja, não mais de um povo passivo e submisso.

Desejamos que as transformações que aspiramos, resultem efetivamente em um país verdadeiramente democrático e muito mais justo e que saiamos dos grandes nós e imbróglios, sob os quais estamos submetidos.

VAMOS AO CONVITE!

Pelo exposto, se puder esteja com a gente no dia 26. Será grande a alegria da Governadoria, em recebê-lo.

Para mais informações e/ou inscrições, envie e-mail para governadoria1718@gmail.com

e/ou acesse www.rotary4420.org.br

 

Ary Silveira Bueno

G.A. – A.R. 2017/2018 – Área 8 – Distrito 4.420

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top