skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 08 – março/2019 – GESTÃO DO SEU GRANDE POTENCIAL, PARA UMA VIDA DE MAIS SUCESSO

Nos últimos anos tenho escritos alguns textos, envolvendo relevantes temas de Gestão, vinculados  ao meio corporativo, como:

Compliance, Ética nos Negócios, Gestão da Transparência, Observatório Social do Brasil, Capitalismo Consciente, Conformidade nas Pequenas Empresas, Combate a lavagem de Dinheiro; entre outros.

Para escrevê-los tenho contado com excelentes bibliografias.

O tema ora proposto é inspirado em novo livro do badalado autor, Shawn Achor, que escreveu O Jeito Harvard de Ser Feliz lançado no Brasil em 2.012,  com vídeo de 12 minutos já visualizado 20 milhões de vezes e que no segundo semestre de 2.018, lançou no Brasil o livro: Grande Potencial.

No seu livro, O Jeito Harvard de Ser Feliz, fundamentadamente ele mostra e fundamenta que a Felicidade vem antes do Sucesso; isso após estudos e pesquisas com 1.600 alunos de Harvard e junto às maiores empresas do mundo. É para ele a força da Psicologia Positiva, que fundamenta e na qual conceitua  que é a Felicidade que leva ao Sucesso e Não o contrário. Isso me convence!

Como regra, aplicamos insistentemente o conceito que somente o duro Trabalho leva ao Sucesso, dando-nos a famosa frase: Somente no dicionário é que o Sucesso vem antes do Trabalho. 

Sabemos que os conceitos de competição e individualismo exagerados, são comuns e às vezes incentivados no meio corporativo. Isso Não ajuda em nada no verdadeiro engajamento do profissional com a empresa e com os seus colegas e nem todos percebem que eles não ajudam no desenvolvimento do potencial, pessoal e profissional.

No livro O Grande Potencial, são cinco as estratégias para se chegar mais longe na Gestão dos Profissionais, as quais revelam que o efetivo Sucesso só é alcançado através de Verdadeiro Time, como tratamos em nossa empresa, a ASPR.

O autor Shaw fala em Círculo Virtuoso, para criar e elevar o Potencial de todos os profissionais, potencializando suas habilidades.

Em estudos e pesquisas em dezenas de países, oriundas dos campos da  neurociência, psicologia e análise de redes, o autor que é reconhecido e reverenciado como um dos maiores especialistas em felicidade e potencial humano, introduz os conceitos de Pequeno Potencial e Grande Potencial.

Segundo ele, no Pequeno Potencial, que é limitado, nós podemos alcançar sozinhos e o segundo é o sucesso e o desenvolvimento, alcançados somente  em Verdadeiro Time.

Diz ele:

“Ao nos afastarmos dos outros a nosso redor e buscarmos o sucesso isoladamente, acabamos não apenas nos desconectando dos que nos cercam, mas limitando o que podemos alcançar”.

Ele complementa dizendo que, ao ajudarmos os nossos pares profissionais a se desenvolverem, contribuímos para o Sucesso pessoal e coletivo.

Para atingir o Grande Potencial, o autor menciona o que ele chama de Sementes do Grande Potencial, sendo as tais cinco estratégias para multiplicar o positivo e facilitar cada vez mais o progresso.

São elas:

. CERCAR-SE de influências positivas;

. EXPANDIR o seu poder ajudando as pessoas a liderar em qualquer posição;

. APRIMORAR os seus recursos transformando-se em um Prisma de Elogios;

. DEFENDER o sistema contra ataques negativos, e

.SUSTENTAR suas conquistas usando o coletivo a seu favor.

Com exemplos surpreendentes e experiências emocionantes vividas, Shawn Achor mostra que não só a Felicidade contagia, mas cada dimensão do potencial humano é influenciada pelas pessoas com quem convivemos e trabalhamos.

O autor afirma:

“O seu sucesso, o seu bem-estar e o seu desempenho estão conectados ao sucesso, ao bem-estar e ao desempenho dos outros. Dessa forma, ao ajudar os outros a se tornarem pessoas melhores, levamos nosso potencial a outro nível”. 

O livro é a meu ver,  ótimo guia prático para quem queira ampliar o seu desempenho pessoal e profissional, juntamente com quem convive e trabalha.

Ary Silveira Bueno
Diretor da ASPR – Sua Companhia de Gestão
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE
Back To Top