skip to Main Content
Menu
Imagem Para O Site (10) – ASPR

Gestão Em Dia nº 09 – março/2022 – BRASIL 6.0 E O AGRO BRASILEIRO

A Contribuição do Ecossistema Brasil 6.0 para o forte AGRO brasileiro

Fui convidado pelo Prof. Dr. Marcos Peters para uma Live em 24/03, quinta feira, 19h00, para falarmos um pouco do Ecossistema Brasil 6.0 lançado em meados de 2.020 e a sua contribuição para o forte AGRO brasileiro. A transição de 5.0 para 6.0, foi em função da harmonização da Tripla Hélice (academia, governo e empresa) com o ESG. Para tanto, considerando como Quádrupla Hélice, o S do Social, que é a Sociedade Civil e as Entidades que as representam, a Quíntupla Hélice, o Ambiental (o E, do ESG Environmenntal) e a Sêxtupla Hélice, o G de Governance.

6 Helice - ASPR

A Live focará em alguns relevantes aspectos da Transformação Digital e da Inovação pelo Ecossistema Brasil 6.0 e do Empreendedorismo Inovador (startups), vinculados ao AGRO, tendo 4 suportes:  Os 5 Pilares do Brasil 6.0 e dos seus 23 Fundamentos, a E-Digital (Decreto 9.319/2018), as principais Tecnologias Digitais Habilitadoras – TDH e o ESG (Environmenntal, Social e Governance).

Pilares - ASPR

O objetivo da Live, nos adiantou o Prof. Peters, é o de passarmos como foi estruturado o Ecossistema Brasil 6.0, inspirado e suportado pela E-Digital, como foi realinhado em 2022 harmonizando ao ESG e como pode ele de maneira efetiva contribuir com os diferentes setores sócios-econômicos, aqui em especial o AGRO, cuja cadeia representa em torno de 25% do PIB Nacional.

Sensibilizar todos os agentes da Sêxtupla Hélice (Harmonização da Tripla Hélice com ESG), quanto a urgência e relevância da Transformação Digital e da Inovação; Fomentar os Ecossistemas Regionais por meio das Experiências de Sucesso (benchmarking) e Promover a Educação e a Capacitação Digital, são as Ações Táticas que conjugadas com as Ações Estratégicas da E-Digital, formam o conjunto técnico e legal, com os quais as Entidades e Organizações devem contar para suportar as mudanças, transformações e as revoluções tecnológicas que devem ser ‘evolucionárias’  em prol da Pessoa 6.0, ela no centro de tudo – priorizada e de uma Sociedade 6.0 e seus 4 Fundamentos: Pessoa ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade.

Na Live serão compartilhados alguns dados do AGRO, como o papel da Câmara Temática AGRO 4.0 do MCTI, do documento Radar Agtechs da Embrapa de maio de 2021 e outros.

UM POUCO SOBRE A CÂMARA TEMÁTICA AGRO 4.0

Câmara do Agro 4.0 foi lançada em agosto de 2019, sob a coordenação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com participação de instituições públicas e privadas empresariais, governamentais e acadêmicas.

Agro 4.0 - ASPR

Em abril de 2021 foi publicado o Plano de Ação da Câmara do Agro 4.0 para o período 2021 a 2024.


A criação deste fórum, motivada por prioridade do Plano de IoT, previsto no Decreto nº 9.854, de 25 de junho de 2019, tem como objetivo aumentar a produtividade e a relevância do Brasil no comércio mundial de produtos agropecuários, com elevada qualidade e sustentabilidade socioambiental e posicionar o Brasil como o maior exportador de soluções digitais para agropecuária tropical.

RADAR  AGTECH 2021 DA EMBRAPA, SP VENTURES E HOMO LUDENS

Radar Agtech  lançado em maio de 2021, é um mapeamento das startups do agro brasileiro. É a principal fonte de informações para quem quer conhecer um panorama das empresas de base tecnológica do setor.

Conheça o Relatório de 170 páginas que traz  dados sobre perfil, segmento, área de atuação,  localização e ainda os investidores que fizeram aportes em agtechs no Brasil.

O AGRO brasileiro e toda a sua cadeia pode contribuir ainda mais com o Brasil, contando com o Ecossistema Brasil 6.0 e com a breve nova versão revisada da E-Digital, contemplando os novos requisitos de uma realidade sempre em transformação, novos marcos legais, práticas de transformação digital, de inovação e de outros aspectos relevantes e urgentes do segmento, fundamental para uma efetiva Sociedade 6.0.

Daí a relevância ainda maior do AGRO brasileiro no cenário mundial, em função do acima exposto; não nos esquecendo do especial momento global que vivenciamos.

EXPERIÊNCIA DE SUCESSO – CONTRIBUIÇÃO DO ECOSSISTEMA BRASIL 6.0

 Para a operacionalização do Propósito e do Lema, por meio dos seus Princípios e Objetivos, o Ecossistema Brasil 6.0  trabalhou em 2020 e 2021  com mais de 30  Experiências de Sucesso. No início de 2022 avaliou por meio de uma Comissão 17 Experiências, as quais serão homenageadas e premiadas em 05/04, em evento presencial em São Paulo.

Destaco a Experiência de Sucesso da Embrapa – “Inovação e sustentabilidade em nosso DNA“. apresentada à Comissão Avaliadora do Prêmio Transformação Digital Brasil Ozires Silva –   2020/2022, pela Dra. Silvia Massruhá

FINALIZANDO

Para o desenvolvimento do texto, destaquei os elementos:

– o uso do título e do propósito da Live de 24/03  – Brasil 6.0 e o AGRO;

– menção da Câmara do AGRO 4.0 e do Radar  Agtechs; e

– do Ecossistema Brasil 6.0, com o seu Propósito.

O objetivo é o de sempre trabalharmos os alinhamentos de Cases/Experiências de Sucesso com o Ecossistema Brasil 6.0, a E-Digital, as TDH e o ESG. 

A Live objetiva também falarmos das tendências, da difusão de conhecimento e estimular o debate e a prática transformadora que tem ocorrido no AGRO nas últimas 5 décadas, com o extraordinário resultado obtido pela Embrapa 49 anos, a serem completados em abril próximo.

Que o AGRO brasileiro continue na vanguarda da transformação digital e da inovação, contribuindo para que o Brasil não só permaneça entre os dez países mais digital do mundo, mas também esteja entre os  top ten  no campo da Inovação. Desafio grande, oportunidade ainda maior!

Um maior avanço do AGRO  no Brasil se dará com os 4 suportes mencionados, entre outros, requerendo uma ainda melhor Governança do arcabouço técnico e legal, para uma ideal Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde global.  

Junte-se à nós e participe da Live no Instagram @ffemcampo.

Conte com o Ecossistema Brasil 6.0! 

Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR

Curador do SinECO – Sistema Nacional de Ecossistemas Brasil 6.0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top