skip to Main Content
Menu
Imagem Para O Site (12) – ASPR

Gestão Em Dia nº 11 – abril/2022 – SANTO ANDRÉ/SP – 469 ANOS!

Em 2010, quando dos 457 anos de Santo André, escrevi pequeno texto sobre a história de Santo André, abaixo. Nele considerei também a contribuição do Rotary Club de Santo André – RCSA, à época com os seus 61 anos de relevantes serviços prestados à comunidade andreense.

Aqui a íntegra do texto de 2.010.

Em 2022, doze anos após o referido texto e a celebração dos seus 469 anos em 08 de abril, observamos o quanto ela tem se transformado, está antenada e vem se beneficiando dos impactos acelerados pela Transformação Digital, pela Inovação e pelo Empreendedorismo Inovador.

Há duas semanas trouxemos em um pequeno artigo, alguns importantes indicadores da Santo André de 2.022.

A celebração dos 469 anos começaram no dia 02 e se encerrarão em 30 de abril. Nos dias 09 e 10/04, sábado e domingo acontece a Feira da Fraternidade, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. Toda a sua renda será destinada às instituições, entre elas a APAE de Santo André, administrada por voluntários do RCSA. A Feira acontecerá no Paço Municipal das 12h00 às 22h00.  Prestigie!

Abaixo quatro parágrafos do referido texto de 2.010:

“Santo André muito se desenvolveu e chegou a década de 1.970 ao seu ápice. Em 1.975 a sua receita tributária, decorrente do Índice de Participação dos Municípios – IPM chegou a ótimos 4,60%, sendo assim umas das cidades mais rica do Estado, depois da capital.

No ano de 2008 o seu IPM foi de apenas 1,27%, portanto uma queda de 72,4% em relação aos 4,60% de 1.975, uma queda brutal. Esta queda na sua receita tributária (ICMS), foi substituída apenas parcialmente pela receita do Imposto sobre Prestação de Serviços – ISS, em função da sua transformação de industrial e comercial para serviços

Marco também importante, foi a instituição da Ouvidoria no município, o que se deu através da lei 7.877 de 30 de agosto de 1.999.

Concluindo, desejamos que quando da comemoração do centenário de fundação do RCSA em 2.049 e do quinto centenário da fundação de Santo André em 2.053, os nossos filhos, netos e bisnetos possam ter o orgulho de escrever e contar sobre os nossos feitos, assim como o temos de enaltecer os andreenses de nascimento e de coração, que deram sua inestimável contribuição para Santo André ser o que efetivamente é, uma cidade verdadeiramente acolhedora.”

Por oportuno, reafirmamos o que vem sendo por nós difundido e praticado regionalmente: A sensibilização quanto a relevância e a urgência da Transformação Digital, da Inovação e do Empreendedorismo Inovador, o Fomento dos negócios e da economia digitais e a Promoção da Educação e da Capacitação Digital no ABC Paulista.

Felizmente isso tem sido possível por meio de um trabalho intenso e consistente de atores comprometidos com a Região do ABC, engajando muitos e fortes representantes de todos os setores: academias, governos municipais, empresas e entidades, considerando ao mesmo tempo o ESG – Environmenntal, Social e Governance.   

Viva Santo André, rumo aos seus 500 anos em 2.053!

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador do SinEco – Sistema Nacional de Ecossistemas Brasil 6.0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top