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Gestão Em Dia nº 11 – abril/2020 – GESTÃO DO ATENDIMENTO DE CONSUMIDOR 5.0 – EM TEMPO DE PANDEMIA

Consumidor - ASPR

I. INTRODUÇÃO

O texto se caracteriza por um pequeno e simples, mas útil levantamento, desejo isso, de recentes conteúdos embasados em opiniões de especialistas.

Este levantamento, oriundo de rápidas leituras de artigos e sites vinculados ao segmento óptico –  prevenção da saúde visual, explica e se conecta com o tema proposto.

II. NOVO PERFIL DE CONSUMIDOR 5.0

Este novo perfil  já vem sendo constatado há algum tempo, fundamentado pelo exponencial crescimento do e-commerce, como exemplo.

No entanto, ele não ocorreria se não fosse através de um robusto processo de transformação digital, seja na digitalização de processos  e/ou em novos modelos de negócios.

Para isso tudo, a capacitação de Profissionais para a Era Pós Digital, às quais denominamos Pessoas 5.0 na Coalização ABC Digital (dentro do Programa da E- Digital – Decreto 9319/2018), se faz Essencial. E isso vem ocorrendo, veloz e eficazmente, veja exemplos.

Mas o que justifica tratarmos agora, de um novo perfil de Consumidor?

A resposta é simples e objetiva – a Pandemia do temido Coronavírus, que causa a COVID19.

Se existe algo altamente impactado positivamente pela Pandemia, este é o enorme avanço da transformação digital, através de novíssimos recursos da TI e das Comunicações e de seus profissionais.

III. O FUTURO DO VAREJO E O VAREJO DO FUTURO

Em janeiro de 2.019,  o especialista Walter Longo escreveu (inclui healthcare)

“Todas essas razões, porém, precisam ser avaliadas com cuidado. São razões essenciais mas não suficientes para um diagnóstico tão pessimista.

Estou certo que o varejo físico continua e continuará se expandindo e evoluindo, apesar das nuvens no horizonte. A metamorfose e a busca de novos paradigmas, porém, é necessária pois nos tempos atuais, empresas não morrem mais por fazerem coisas erradas e sim por fazerem as coisas certas por um tempo longo demais”.

Exemplos recentes de empresas se reinventando não faltam.

IV. VAREJO FÍSICO OU VAREJO ONLINE? AMBOS CONECTADOS?

Como resposta,  temos as características de uma pré-compra offline ou de ROPO (research online, purchase offline) e a sua prática, apresentada no conteúdoPré-compra off-line: o futuro do e-commerce também é físico, por Giuli Romano.

Ela falava desta tendência em curso, lá em 2.019.

Se isso já vinha ocorrendo, imaginemos agora em tempo de Pandemia.

Podemos até afirmar, que isso pode crescer exponencialmente e se tornar decisiva na nova relação do tripé: indústria, varejo e consumidor, resultante da oferta e do consumo, quando considerada conhecer e atender a tão relevante, experiência do consumidor 5.0  e não somente um trabalho de CRM, que sequer era muito bem feito, por alguns segmentos.

IV. SEGMENTO ÓPTICO / INDÚSTRIA – VAREJO –  CONSUMIDOR

Nós do Time ASPR temos trabalhado fortemente nos últimos anos, fazendo investimentos e feito parcerias e alianças estratégicas, visando fazermos uma real e eficaz gestão também para o segmento óptico, da indústria ao consumidor.

Com a chegada da Pandemia, a qual infelizmente pode não ir embora tão fácil e tão cedo, fomos “empurrados” para uma demanda inadiável de aceleração do processo de transformação digital do segmento óptico. Isso, se quisermos ser efetivamente  protagonistas e entregarmos contribuições à este relevante segmento de Saúde Visual.

Obviamente, não é possível que 100% do varejo óptico esteja apto a integrar esta jornada de transformação digital, ora comentada e em curso, tendo como grande e efetivo propósito de atender o Novo Perfil de Consumidor, que se detecta clara e rapidamente.

Se o afirmado for verdadeiro; creio nisso, precisamos de importante resposta quanto ao perfil de ópticas, que estariam aptas a bem responder e corresponder a essa implementação de um novo e transformador relacionamento, entre o citado tripé formado pelos entes: Indústria, Varejo e o Consumidor de produtos e serviços ópticos,  agora de quinta geração – 5G.

Certamente isso só será possível, com Pessoas/Profissionais do varejo óptico, com ações, engajamento e comportamentos em sintonia com a Era Pós Digital e em Tempo de Pandemia.

VI. CONCLUSÃO

Com muito respeito digo que no mais o restante é com você do varejo, elo essencial do ecossistema óptico, do Assistente ao Presidente, de todo este “continente” chamado Brasil.

Transformar o Consumidor 5.0 em seu depende de Você!  Isso Não dá para Não ser feito, Não dá para terceirizar. Contar com parceiros estratégicos, isso Sim.

Conte com o Time ASPR como sempre, e há 27 anos!

VII. FONTES  /  SITES E ARTIGOS – MENCIONADO NA INTRODUÇÃO

Sites

http://www.aspr.com.br/

https://optidados.com.br/

http://www.geekssolucoes.com.br/

https://cecop.com.br/

https://www.abioptica.com.br/

https://www.allaboutvision.com/pt-br

Artigos

https://opticanet.com.br/secaodesktop/colunaseartigos/12962/o-varejo-optico-esta-mudando-para-o-mobile

https://opticanet.com.br/secaodesktop/colunaseartigos/13475/gestao-da-saude-preventiva–comportamento-e-tudo

https://www.itforum365.com.br/o-consumidor-e-a-era-digital-no-segmento-optico/

ASPR – Sua Companhia de Gestão!

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