skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 18 – outubro/2018 – OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – OSB

O tema de gestão ora escolhido é o OSB, que é democrático e apartidário. Ele foi fundado em agosto de 2.008, para combater a má gestão pública em Maringá-PR. 

A escolha do tema em questão é sim, em função do momento especial por que passa o nosso querido Brasil, mas não é só por isso, vai bem além.

ALGUMAS RAZÕES PARA A ESCOLHA DO OSB, COMO TEMA

. A fundação em mais de 130 cidades de Observatórios, inclusive em São Caetano do Sul, há 2 anos;

. O apoio de grandes e respeitadas entidades, como patrocinadoras e apoiadoras do OSB;

. A economia de mais de R$3 bilhões, em 10 anos de atuação do OSB;

. O apoio de mais de 3 mil voluntários, trabalhando pela causa da justiça social pelo Brasil afora;

.   A fundação em 01/10/18, em Santa Catarina,  do primeiro OSB Estadual; com acordos de cooperação assinados com o Ministério Público, OAB, CRC, TCE, UFSC e Grande Oriente do Brasil-SC.

EM TEMPO

Em Santo André, a constituição do Grupo CÍVICO, em janeiro de 2.018, se assemelha ao grande trabalho do OSB, já presente em 16 Estados brasileiros.

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL?

Espaço de para exercício da cidadania. Visa reunir entidades representativas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

COMO FUNCIONA O OBSERVATÓRIO?

É uma PJ, na forma de Associação, que prima pelo trabalho técnico, usando metodologia das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação, até a sua completa finalização do seu longo ciclo.

O OSB atua também na educação fiscal, na inserção das pequenas empresas no processo licitatório e na construção de Indicadores de Gestão Pública. 

O QUE É O OSB?

Instituição não governamental, sem fins lucrativos, que resumidamente visa a criação de padronizada metodologia de gestão pública, capacitação e suporte técnico aos Observatórios Sociais e estabelecer parcerias fundamentais, para a execução do seu propósito.

PRINCÍPIO GERAL DO OSB

A Missão, Visão, Valores, Objetivo e Objeto de atuação do OSB, você tem em

www.osbrasil.org.br  e mais …

“O OSB vem trabalhando de maneira a profissionalizar o trabalho, a expandir a Rede de OS, de forma descentralizada e a atuar também em pautas estaduais e nacionais.”

“Tais conquistas estão sendo possíveis em razão do apoio institucional e financeiro de muitas entidades empresariais que, além deste aporte, emprestam a credibilidade de sua marca, fortalecendo a atuação do OSB em todo o país, como é o caso do CFC, OAB Federal, do Ministério da Transparência e CGU e do próprio TCU.”

CONCLUSÃO

Somente os cidadãos de bem, em conjunto com as entidades representativas da sociedade civil organizada é quem poderão colocar o nosso país nos “trilhos”, política, social e economicamente.

É baita desafio, do tamanho do Brasil!

Ary Silveira Bueno

This Post Has 3 Comments
  1. Parabéns pela iniciativa.
    Entendo que é somente através da sociedade civil organizada, especificamente composta pela participação voluntária, devemos nos engajar cada vez mais, no aprimoramento da cidadania, principalmente monitorando e cobrando dos nossos políticos.

    1. Colega e amigo Batella,
      Obrigado pelo retorno, com o qual concordamos totalmente.
      Creio que a Classe contábil, poderia e até mesmo deveria, ser protagonista nesta iniciativa.
      Em Frente! Abraço.

  2. Ary,
    Parabéns pela iniciativa! É uma onda que tem que ser reverberada pelo país e precisa de pessoas como você na gestão. Conte conosco, por um Brasil melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top