skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 23 – outubro/2020 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – PROJETO PARA UM BRASIL 5.0 – 2019/2025

O conteúdo que segue trás três importantes temas, vinculados ao referido Projeto.

São eles:

1 - ASPR

Projeto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital Global

No final de setembro, o Instituto MicroPower para a Transformação Digital – IMTD, havia planejado e executou o Lançamento Nacional do Manifesto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital Global.

Para o referido lançamento, quatro importantes documentos foram produzidos.

Em um deles, assim resumi:

“Participar da elaboração dos 5 Fundamentos do Brasil 5.0, foi extremamente gratificante e o foi não só pelo o que representa como literatura única, de muito Valor, mas também como fonte de consulta por alguns anos, por todos que desejam a Construção de um Brasil. 5.0.”

O Texto que segue é uma transcrição do que consta em um dos quatro importantes documentos, sobre o referido Projeto Brasil 5.0.

A pandemia tem possibilitado um momento de reflexão para avaliarmos o que é realmente essencial em nossas vidas, como Pessoas convivendo de forma solidária em Sociedade, de forma a nos propiciar melhor qualidade de vida, mais igualitária, inclusiva e sustentável.

O uso inteligente das tecnologias, potencializado pela pandemia, provocou a evolução em nosso nível de entendimento do quanto elas podem facilitar nossas atividades e permitir que grande parte destas possam ser executadas remotamente de nossas casas (home) ou de onde estivermos num determinado momento (anytime/anywhere).

Neste contexto, entendemos que a Pessoa deva estar no centro das atenções e devemos aplicar as tecnologias atuais e emergentes sempre privilegiando a humanização e a qualidade de vida, garantindo a Inclusão de todos, em especial, das menos favorecidas, independentemente da classe social, raça, credo, gênero, promovendo o desenvolvimento da Economia, para atender às demandas sociais essenciais, e preservando o Meio Ambiente.

Sociedade 5.0: Construir uma Sociedade mais Igualitária e Inclusiva, que garanta o bem-estar de todos, a partir do uso inteligente das tecnologias, para promover Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.

2 - ASPR

A partir da Sociedade 5.0, foram definidos os quatro Pilares complementares do projeto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital Global: Pessoa 5.0, Negócio 5.0, Governo 5.0 e Economia 5.0, que sustentarão a jornada a ser percorrida para que nosso País assuma o Protagonismo na Transformação Digital Global:

3 - ASPR

Pessoa 5.0: Sensibilizar e preparar as Pessoas para atuarem como Protagonistas em suas funções: RH, TIC, Marketing, Produção…, e em seus papéis de Diretores, Líderes e/ou Colaboradores, para operacionalizar a Inovação e a Transformação Digital dos Processos e dos Modelos do Negócio 5.0 e Governo 5.0, focando a Qualidade de Vida, a Inclusão e a Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, da Sociedade 5.0.

Negócio 5.0: Atender à Jornada dos Clientes através da Transformação Digital dos Processos e Modelos de Negócio, potencializando sua competitividade, local e global, capacitando a Pessoa 5.0 para o desenvolvimento de soluções que integrem as tecnologias atuais e emergentes, preservando a Qualidade de Vida, a Inclusão e a Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, da Sociedade 5.0.

Governo 5.0: É Centrado no Cidadão, visando oferecer uma jornada mais agradável e humanizada, para atender a suas expectativas com serviços de qualidade, Integrado, Inteligente e consistente nos três níveis: União, Estados e Municípios, que solucione de forma proativa e preditiva suas necessidades, Confiável, que respeite sua liberdade e privacidade, transparente e aberto, facilitando a participação da Sociedade Eficaz e Eficiente, através da capacitação da Pessoa 5.0, que atua como Agente Público nas melhores práticas e na aplicação intensiva de plataformas tecnológicas, atendendo à Qualidade de Vida, à Inclusão e à Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, da Sociedade 5.0.

Economia 5.0: A Economia do futuro será digital e construída pela sinergia e complementaridade das realizações do Negócio 5.0 e do Governo 5.0, estimuladas pelos programas de Melhoria Contínua da Produtividade, Competitividade, Inovação e Empreendedorismo Inovador, para modernizar as empresas e melhorar o ambiente de negócios, proporcionando igualdade de oportunidades para todos, em todas as regiões do País, e privilegiando a Qualidade de Vida, a Inclusão e a Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, da Sociedade 5.0.

Neste contexto, a operacionalização da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, decreto 9.319 de 21/03/2018, é essencial para viabilizar os USD 115 bilhões adicionais ao PIB brasileiro, melhorar e ampliar os serviços digitais aos Cidadãos, e reduzir o custeio do Estado e seu alinhamento a 6 (seis) dos 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU.

4 - ASPR

A aprovação em 22/07/2020 da Declaração Ministerial sobre Economia Digital (4) pelo G20, que aponta como fundamentais para a Transformação Digital em todo o mundo as áreas: inteligência artificial confiável; fluxo livre de dados com confiança e transfronteiriços; cidades inteligentes; indicadores para a economia digital; e segurança na economia digital.

Durante esse encontro, o Ministro Marcos Pontes ressaltou o alinhamento do Brasil a essas áreas e a importância da implementação da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Dentre suas ações, o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), tem foco em quatro áreas: agricultura, cidades sustentáveis inteligentes, saúde digital e Indústria 4.0.”

Certifique-se como Pessoa 5.0

Seja Protagonista na Inovação e na Transformação Digital

O Instituto MicroPower para a Transformação Digital – IMTD, disponibiliza gratuitamente a gravação das 5 sessões de lançamento do Manifesto Brasil 5.0 – Protagonista na Transformação Digital Global, que o habilitará: Grau Pioneira (o) e Grau Multiplicador (a).

Os interessados podem fazer a inscrição, preenchendo o formulário em https://institutomicropower.com/brasil5-0/certificacao-pessoa-5-0/.

Após a aprovação pelos Curadores da Certificação, você receberá a senha para realizar o curso complementar de Multiplicador na plataforma Ecossistema Brasil 5.0, apresentar para avaliação pelo menos uma Iniciativa de Sucesso e Melhores Práticas, o Plano de Comunicação para os primeiros três meses, e ser aprovado no Teste de Proficiência.

Juntamente com a Certificação Grau Multiplicador, receberá o kit para ser utilizado na multiplicação do conhecimento adquirido, de acordo com plano a ser apresentado e aprovado.

Seja uma Pessoa 5.0!

Contate-nos! https://institutomicropower.com/fale-conosco/

Ary Silveira Bueno
Curador da 
CDSP ABC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top