skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 25 – janeiro/2021 – AGENDA 2030 – OS ODS E O ECOSSISTEMA BRASIL 5.0

A Agenda 2030 da ONU é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Imagem 1 - ASPR

O Projeto Ecossistema Brasil 5.0 com o seu Propósito abaixo, é uma criação do Instituto MicroPower e vem sendo implementado com a ajuda de dezenas de entidades, civis e militares.

Imagem 22 - ASPR

Conhecer e aplicar na prática, o tanto quanto possível, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 da ONU, com as suas 169 metas, tem sido para nós um exercício de efetiva satisfação.  A propósito, concluímos o curso: Integrando a Agenda 2030 e os ODS, do PNUD Brasil.

Recomendamos à você conhecer e praticar a Agenda 2030 e os ODS, por ser Essencial!

Imagem 3 - ASPREm um mundo muito VUCA e agora também conhecido como BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível, em inglês)  que temos vivenciado e com o conhecimento de megatendências trazidas principalmente pela acelerada Transformação Digital em tempo pandêmico, se faz mandatório que observemos e apliquemos fortemente os ODS, sob pena de Não darmos sustentabilidade e perenidade, em praticamente tudo o que fizermos, para o médio e longo prazos.

É prazeroso conhecer o propósito de cada ODS e suas metas e buscarmos por possíveis alinhamentos, com quaisquer ações e execuções nas quais estamos engajados, sejam elas de cunho voluntário e/ou solidário e nas profissionais, bem como em nossa empresa e/ou em entidades nas quais estamos vinculados e Não menos junto aos nossos clientes, comunicando e cooperando, para que bem realizem o seu Propósito, incluindo o seu papel Social.

Por falarmos em cooperação voluntária, destaco a importante contribuição à Coalizão Digital SP ABC – CDSP ABC e ao Projeto Ecossistema Brasil 5.0 para a Transformação Digital Global, feita por um Grupo de mais de 100 Pessoas, de mais de 50 representativas entidades.

Aqui as entidades que participam e apoiam a CDSP ABC.

Imagem 44 - ASPR

O exposto quanto aos Propósitos, dos ODS e do Brasil 5.0, com os 5 Eixos dos ODS, e do Brasil 5.0 com os seus 5 Pilares, os 23 Fundamentos e as 100 Ações Estratégicas da E- Digital brasileira é o que enseja e nos motiva a escrevermos este texto, para destacarmos uma direta relação de interessantes alinhamentos entre ambos.

O Projeto Brasil 5.0 tem como Propósito consolidar os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, juntamente com os países líderes no tema, através de uma jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e produtividade da PESSOA 5.0, da competividade dos NEGÓCIOS 5.0, da efetividade do GOVERNO 5.0, do fomento da ECONOMIA 5.0 e da construção da SOCIEDADE 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental. Ressalte-se também, a ajuda na operacionalização e busca dos US$115 bilhões adicionais ao PIB do Brasil, até 2.025.

Destaco também que os ODS se valem e se fundamentam em 5 importantes eixos, os quais são representados por 5 Ps, são eles: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias; tendo tudo a ver com os 5 Pilares do Brasil 5.0 e ainda, a ver também, com a correlação/alinhamento possível entre as tais 169 metas e as 100 ações estratégicas referidas, que se conectam e se complementam.

Destacamos que a E-Digital contempla o atendimento de 6 dos 17 ODS, abaixo mencionados.Imagem 5 - ASPR

Imagem 6 - ASPR

Nós, do Brasil 5.0 do Instituto Micropower a (o) convidamos, para também conhecer os ODS, além do nosso Projeto de contribuição para a Transformação Digital Global.

Ary Silveira Bueno

Curador da CDSP ABC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top