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Gestão Em Dia nº 30 – abril/2021 – ENDOMARKETING E MARKETING, MAS NESTA ORDEM

Quebra Cabewça - ASPR

O título é mesmo afirmativo! E aqui a ordem faz toda a diferença.

Tal como no livro: O Jeito Harvard de Ser Feliz, a ordem também faz toda a diferença. Nele o autor Shawn Achor defende que a Felicidade vem antes do Sucesso.

Conforme nosso Gestão Em Dia nº 08 – março/2019 – GESTÃO DO SEU GRANDE POTENCIAL, PARA UMA VIDA DE MAIS SUCESSO

O que me enseja escrever sobre o tema, é o curto e útil texto de Leonardo Barci e Márcio de Oliveira em seu Blog: Relacionamento antes do Marketing, na Revista Exame.

Recentemente em um título criativo, eles escreveram: CRS vem antes do CRM e mais, que este título poderia deixar o leitor confuso ou curioso.

Deixou-me curioso e me motivou a escrever sobre o tema. Parabéns Leonardo e Márcio.

Em Tempo:

CRS – Customer Relationship Strategy

CRM – Customer relationship Management

Afirmam os autores:

“Estamos em uma era de mudanças de paradigmas e isso serve também para a forma de pensar a estratégia de relacionamento com cliente, que deve ser encarada como uma estratégia de negócios e não de MKT apenas”.

E isso faz total sentido para mim.

É fato que a estratégia de relacionamento deve anteceder as ações de comunicação, ou seja, aquelas oriundas das atribuições tradicionais do MKT.

É aqui que os referidos especialistas observam que a estratégia de relacionamento exige engajamento de todo o Time. Obviamente que este engajamento não se dá, se antes o ENDOMKT não for muito eficaz; isso é essencial.

Segundo eles, deve haver a compreensão que o relacionamento não é somente da área de MKT.

Finalizam afirmando que a estratégia deve estar ligada diretamente ao propósito da empresa, ou seja, o motivo dela existir e com isso como os profissionais devem se relacionar com os clientes, que é a forma.

No texto, os autores não abordam o ENDOMKT. No entanto, se a estratégia de relacionamento deve ser encarada como estratégia de negócios e não somente de MKT, isso é alerta e uma luz para que se tenha do Time de profissionais, não só o conhecimento do propósito da empresa, mas como se operacionaliza a estratégia de negócios a partir de sua estruturação (compliance, tecnologia, hard e soft skills etc.), para que se alcance os resultados planejados.

O ENDOMKT ganha felizmente cada dia mais importância neste mundo VUCA e não faz sentido se falar em trabalhar com o Foco do Cliente, Experiência do Usuário (UX) se primeira e primariamente não for feita e praticada uma especial estratégia de relacionamento, eficaz e efetiva, com o Time de Profissionais.

Primeiramente o MKT é dependente do propósito da empresa, da estratégia de negócios e do ENDOMKT, após é que eles são interdependentes.

Confira o papel e a importância do ENDOMKT com o seu grande expoente, o Professor e autor Saul F. Bekin. Vídeo: Marketing Interno e Endomarketing

A satisfação das expectativas dos clientes da ASPR, passa por esta visão e conscientização dos grandes impactos das transformações em curso, em especial a nossa cultura digital.

Ary Silveira Bueno
Diretor da ASPR – Sua Companhia de Gestão

This Post Has One Comment
  1. Caro Ari,
    Antes, sou grato a Tatiana Wernikoff que me enviou o teu texto. Parabens e meu reconhecimento a você por contextualizar seu comentário corretamente sobre o emprego do conceito e respectiva ferramenta. Agradeço suas elogiosas, e pertinentes, referencias ao meu trabalho sobre Endomarketing* iniciado em meados da década de 1970……..que resultaram em 2 livros, diversas entrevistas e artigos, cursos e seminários sobre o tema, conferencias no Brasil e no exterior (Alemanha, Reino Unido, EUA). Me avise se posso ser útil a você. Siga sauLdável!

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