skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 35 – junho/2021 – DICAS DE OURO PARA HOME OFFICE – HO

Dicas De Ouro - ASPR

Em 22 e 29/05 e em 07/06, escrevemos sobre a implantação em curso do HO permanente na ASPR.

Reproduzimos a introdução que segue, para colocar você dentro do contexto (I, II e III).

ASPR,  assim como milhões de empresas no Brasil, adotaram a partir de março de 2.020 devido a pandemia da C19, a prática do Home Office – HO, parcial ou total.

Certamente as experiências foram e tem sido as mais variadas possíveis, surpreendentemente exitosas, na maioria dos casos.

HO como sabemos, ele traz consigo muitos pontos bem positivos e alguns negativos, os quais podem e devem ser trabalhados com especial atenção, para que se minimize estes efeitos e não prejudique pra valer os imensos ganhos possíveis, trazidos pela sua adoção.   

Dentro da visão e realidade da ASPR, compartilhamos algumas Dicas de Ouro para obtenção de melhores resultados em um programa bem estruturado e bem implementado de HO.

Para obter melhor Produtividade, evite muitas interrupções do fluxo de trabalho normal,  pela alta demanda de reuniões. Certifique-se de que elas são realmente necessárias!

Planeje muito bem as reuniões e estabeleça claramente  os seus objetivos, como:  pauta, horário, tempo de duração da reunião, quais participantes e porque, materiais todos às mãos. Esses são alguns dos cuidados e pontos básicos, os quais evitarão reuniões até desnecessárias, sequenciais,  muito demoradas (além do tempo ideal/necessário) e principalmente reuniões improdutivas.

Antes de qualquer reunião, lembre-se de estudar a pauta, organizar suas ideias e preparar suas falas. Seja empático, ouça a outra parte e coloque o foco nos problemas a serem resolvidos e não nas pessoas. Observe que a reunião pode ser mais produtiva e assertiva, sendo possível evitar possíveis ruídos e conflitos.

Importante ainda prever bem o tempo de recepção dos convidados e suas apresentações, quando isso couber, se fizer necessário. Prever um tempo para descontração e/ou uma “parada técnica”, também se fizer conveniente, poder ser a chave para o sucesso de reuniões com duração pouco maior.

Humanizar o Home Office, é mais que fundamental. É Essencial!

Reserve um tempo para a família realizando refeições, fazendo pausas, tendo momentos de descontração, como uma pausa para o café, alongamentos etc.

Durante as conferências lembre-se de relevar os pequenos incidentes, como: filhos na tela, ruídos no call, pets, entre outros. No entanto, toda a atenção e cuidados com isso, são muito bem-vindos e faz parte da nova etiqueta corporativa, assim como mutar os microfones quando não se está falando.

Outra dica importante é promover encontros online de descontração, para uma maior interação possível.

Providencie cafés, happy hour. Aproveite as datas comemorativas, como agora com a Festa Junina.

Vivemos e vivenciamos momentos em que se pede: ação, inovação e muita criatividade. As mudanças, as transformações, incluindo a digital e as revoluções tecnológicas em curso, não fazem parte de nossa opção, elas são inevitáveis, velozes e crescentes. No entanto, garantir momentos de convivência e diversão entre os profissionais do Time, isso sim se resume na regra de ouro para um bem sucedido HO permanente, altamente eficaz e efetivo.

Conte com a ASPR em HO!

Ary Bueno / Vilma Freitas Pereira
ASPR – SUA COMPANHIA DE GESTÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top