skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 43 – novembro/2021 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Selooo - ASPR

O grande gargalo é a falta de Pessoa 5.0

Muito se tem estudado, trabalhado e implementado sobre Inovação, Transformação Digital e Empreendedorismo Inovador no Brasil, nos últimos quase quatro anos.

Mas porque quatro e não mais? Porque não somente dois, 2020 e 2021, anos da pandemia da C19, esta que acelerou e muito a transformação digital?

A razão é por ter sido definido como fundamento e ponto de partida deste texto, o Decreto 9.319 de 21/03/2018 – Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Ele está em plena revisão, como já estava determinado que deveria ocorrer, a cada quatro anos.

O Ecossistema Brasil 5.0 do Instituto MicroPower, conta com quase três centenas de pessoas (Conselheiros, Curadores, Coordenadores e Voluntários)  e uma centena de entidades, da primeira a quíntupla hélices, , conforme imagem desenvolvida por Francisco Soeltl, Curador do Brasil 5.0  e Gustavo Donato, Reitor do Centro Universitário FEI:

Gestão Em Dia 43 - ASPR

O Ecossistema Brasil 5.0 tem como Propósito: “Brasil Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global”. Lema: Comunicar, Colaborar e Realizar. Princípios: Projeto de Interesse Nacional, Suprapartidário e Pro Bono.

Ele tem como Objetivos:

  • Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas, para atuarem em projetos de Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio,
  • Promover ações para o desenvolvimento da Economia Digital privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável,
  • Aprimorar e monitorar a implantação da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

Ciclo 2018-2021: Identificar os ajustes necessários a serem contemplados na revisão da E-Digital para o período de 2022 a 2025, contemplando a EGD – Estratégia de Governo Digital, os requisitos da OCDE, e da EFD – Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil, Decreto 10.531 de 26/10/2020.

Para isso, entre tantas outras ações, o Ecossistema Brasil 5.0 tem desenvolvido cursos por meio da Academia Brasil 5.0, sobre a necessidade de se conhecer e praticar as essenciais habilidades, as softs skills, para um adequado desenvolvimento profissional.

Visando sensibilizar, disseminar e contribuir com a formação de Pessoa 5.0 – Grau Pioneira, os professores da Academia Brasil 5.0 tem tido participações em importantes eventos, como recentemente em dois deles, na ABRH/SP em setembro na Semana de Transformação Digital, que contou com sólida programação e 100% Online e no Workshop realizado pelo Observatório Social do Brasil – OSB.

Na abertura, o Presidente Guilherme Cavalieri destacou a relevância de se ter as Pessoas no Centro da Transformação Digital, dizendo: “Ocorrendo em velocidade exponencial em todo o mundo, a transformação digital foi potencializada pela pandemia e será a alavanca para a recuperação da economia global. Nesse contexto, as pessoas precisam estar no centro das atenções, serem empoderadas e preparadas para assumir o papel de protagonistas e operacionalizar, com agilidade, as mudanças necessárias em suas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente”.

Ressaltou ainda Cavalieri, que a definição desses seis fundamentos é resultado da iniciativa coletiva de profissionais e especialistas da ABRH-SP, da ABES do MBC e do Instituto MicroPower.

No Workshop Pessoa 5.0 do OSB, sob a liderança da Conselheira do Brasil 5.0, Roni Enara, também foram apresentados os seis Fundamentos do Pilar Pessoa 5.0.

Já no 5º Congresso do OSB, ocorreu  a participação do Professor Reitor da FEI, Gustavo Donato, que discorreu sobre a relevância e urgência da Inovação e da Transformação Digital e sempre tendo a Pessoa no centro de tudo.

Por último, a Convite da ACISA, em 08/11, Francisco Soeltl e eu discorremos sobre o tema: Pessoa 5.0 Protagonista na Contabilidade 5.0, para suportar Negócios e a Economia 5.0 / Digital.

Concluo que somente o avançado conhecimento técnico da área de cada um de nós, mais todos os recursos de tecnologias, destacando as digitais habilitadoras, não são e não serão suficientes para se atender esse nosso mundo VUCA/BANI, requerendo robusto conhecimento e prática das referidas soft skills e novos comportamentos socioemocionais.

O Brasil já é o governo mais digital do mundo e com a implantação do 5G a partir de 2022 com certeza melhorará ainda mais sua posição.

Desafios e Oportunidades Continentais!

Conheça a Coalizão Digital SP ABC – CDSP ABC

Junte-se à nós!

 

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR – Sua Companhia de Gestão
Curador da Coalizão Digital SP ABC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top