skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 45 – dezembro/2021 – ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO – ABC PAULISTA

Design Sem Nome (6) - ASPR

Lançada em 21/07/2019, a Coalizão Digital SP ABC – CDSP ABC é a primeira CD Regional integrante do Ecossistema Brasil 5.0.  Ele tem como propósito: “Brasil Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global”.

A CDSP ABC conta com quase uma centena de voluntários, representando entidades apoiadoras, como: academias, empresas, associações e mais o Parque Tecnológico de Santo André, que dedicam parte do seu tempo, para buscar e alcançar o Propósito do Ecossistema Brasil 5.0 e praticar o seu Lema: Comunicar e Colaborar para Realizar.

1111 - ASPR

2222 - ASPR

Em 19/07/2021 escrevi sobre Gestão Em Dia nº 37 – julho/2021 – ECOSSISTEMA 5.0 – ATORES NO ABC PAULISTA, tratando do ator: Parque Tecnológico de Santo André.

Prêmio Nacional de Inovação 2021/2022

Em conjunto com todas as suas entidades apoiadoras, a CDSP ABC se inscreveu na 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação que é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SEBRAE.

Nesta 7ª edição, uma das novidades é a categoria Ecossistema de Inovação, que premiará redes de cooperações locais, que integram organizações da tripla hélice e que têm a inovação como elemento aglutinador de atores, que é uma das ações táticas da CDSP ABC, a AT1: Sensibilizar os agentes econômicos quanto a relevância e urgência da Inovação e Transformação Digital.

Cuidando de Inovação, a ISO 56002 de 2020 é uma das demandas presentes e relevantes, juntamente com a Transformação Digital e o Empreendedorismo Inovador. É diante de uma realidade de intensas mudanças, rápidas transformações oriundas da Transformação Digital, somadas a profundos impactos das tecnologias digitais habilitadoras (IA, IOT e muitas outras), que as organizações em geral se sentem em alta escala meio perdidas sobre como agir e reagir, para manterem as suas atividades sustentáveis e perenes, em função de um mundo VUCA e/ou BANI que vivenciamos.

A ISO 56002 foi criada muito em função da referida demanda, a Inovação.

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DA ISO 56002

Facilidade maior para se trabalhar com as incertezas; Melhorias de indicadores de Resultados; Melhor controle dos custos e da produtividade; Possíveis práticas de ações de colaboração (Inovação aberta); Busca e alcance de práticas do ESG; efetivo atendimento das demandas dos clientes, usuários e cidadãos; profissionais mais satisfeitos e engajados, atração maior de investidores, Aplicação mais eficaz e efetiva de Compliance.

PANORAMA DA GESTÃO DA INOVAÇÃO NAS PME’S

O professor e pesquisador da UFABC Luciano Avallone Bueno, do curso de Economia, atuando com temas como Inovação e Empreendedorismo e seu aluno Lucas Santos,  estão realizando trabalho investigativo para entender como está a Gestão da Inovação nas PME’s, incluindo nesse universo as Startups.

Destaque-se, a pesquisa considera os oito pilares da ISO 56002 (Liderança, Estratégia, Cultura, Relacionamentos, Pessoas, Estrutura, Processo & Funding).

A ASPR por já ter participado da pesquisa, recebeu e optou por responder um Questionário – Assessment da Inovação, com isso ela terá seu relatório pautado nos referidos oito pilares.

Clique aqui até 31/12/2021 para participar da Pesquisa!

FINALIZANDO

A contribuição da ISO 56002 é a de nos dar condições para termos respostas cada vez mais assertivas e efetivas para o desafiador mundo dos Negócios (5.0), transformando ideias por vezes geniais em melhores resultados e sempre tendo as Pessoas no centro de tudo, para se almejar e alcançar uma Sociedade 5.0, com seus 4 Fundamentos: Pessoas ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade.

Conheça a CDSP ABC, você está convidado!

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador da CDSP ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top