skip to Main Content
Menu

Gestão Em Dia nº 46 – dezembro/2021 – BOAS FESTAS E + REFLEXÃO PARA 2022

Nós Voluntários do grandioso Projeto –  Ecossistema Brasil 5.0  criado pelo Instituto MicroPower de São Caetano do Sul/SP e atualmente com uma centena de entidades apoiadoras,  entre elas a ASPR, fechamos o segundo ano de atividades, com bons resultados alcançados, com mais de 1.000 seguidores no LinkedIn.

O aprendizado por todos os quase 300 Voluntários do Brasil 5.0, tem sido constante e intenso e vem do Lema do Brasil 5.0: Comunicar e Colaborar para Realizar.

O Compartilhamento de Conhecimento é Marca Registrada do Brasil 5.0., aqui mais um Exemplo:

Trata-se do texto produzido por Vitor Morgensztern, que me sensibilizou e inspirou.

Querido Vitor, amigo e Conselheiro do Brasil 5.0, me permita compartilhar a “provocativa” e oportuna mensagem que me enviou.    

Minha Gratidão por colaborarmos Juntos com o Brasil 5.0 e mais ainda por contar com a sua amizade, o que me Faz muito Feliz.

Reprodução da mensagem:

“Imagine o seguinte diálogo entre nós:

Vitor: – Caríssimo Ary e Família! Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2022!

eu: – (???) Simples assim?

Vitor: – Ué…!… Você não ficou “Feliz” e com a certeza de que 2022 será “Próspero”?… É…, sendo honesto, ‘tá “simples” mesmo, né?….Terei que elaborar um pouco mais essa mensagem…

Pergunta norteadora: O que descobrimos, aprendemos e transformamos com as experiências que vivenciamos durante 2021 no planeta Terra e que, levando para 2022, poderão fazer com que nossa vida (a minha e a de todos os seres vivos do nosso planeta) possa ser melhor?

Reflexões:

  1. Estamos “tudo e todos” cada vez mais interligados! O meu bem-estar será função, cada vez mais, do bem-estar da minha família, comunidade, país e sustentabilidade do planeta.
  2. Somos o exemplo da mudança que queremos! (para o bem e para o mal). Eu começo a mudar o mundo quando cuido da minha família e comunidade, arrumo a minha cama, casa, rua, bairro etc.
  3. A Educação é a chave da transformação! Temos que mudar o conteúdo e o formato da atual educação (da decoreba, privilegiando um “vencedor” etc) porque ela não nos prepara mais para o futuro. O futuro privilegiará as parcerias, colaboração, solidariedade, coletividade etc.
  4. Temos que trazer as Pessoas e a Ética para o centro dos processos decisórios. Como engenheiro eletrônico e ex-colaborador da IBM posso testemunhar que a 8ª maravilha do mundo são os computadores, a informática, a inteligência artificial, a IoT-internet das coisas etc. Mas deixar que as decisões sejam tomadas só por algoritmos é um risco, porque podemos disseminar nossos valores e julgamentos inconscientes, da mesma maneira como uma pandemia se espalha.
  5. Não existe nada mais espiritual do que o dinheiro! O jeito como utilizamos o dinheiro (seja o de “compra”, “investimento” ou “doação”) “influencia” aquilo que achamos que deve permanecer ou desaparecer… Por essa razão temos que trazer nossa Consciência para todo e qualquer pensamento, ato ou decisão do nosso dia a dia, seja em uma compra (até aquela mais rotineira que fazemos num supermercado, padaria ou farmácia), uma venda, investimento, lazer, voto numa eleição etc. Devemos ser responsáveis!

Assim, desejo que as experiências vivenciadas em 2021 se transformem em sabedoria para você se reinventar e atuar em 2022 a serviço da Humanidade e da Terra!

Comece já neste Natal e terá um 2022 mais Feliz e Próspero!

Graaande abraço,

Vitor Morgenszter – Dossier Consultoria”

Ary Silveira Bueno, é fundador e diretor da ASPR e
Curador da Coalização Digital SP ABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top