Comunicação, Governança e Compliance

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Comunicação, Governança e Compliance

Há anos que esses três (3) temas interdependentes dentro das Organizações, considerando as suas relevâncias antes mesmo do mundo VUCA, agora ainda mais, tem merecido a minha atenção, quanto a permanente leitura de artigos, livros (aplicando o life long learning), discussões com especialistas, a produção de alguns artigos, além de trabalhar regularmente com eles.

Refiro-me às Organizações das 4 hélices (academia, empresa, governo e organizações sociais) e quanto aos temas, considerando os seus impactos, positivos (se adequados) ou negativos (se inexistentes ou inadequados), quando de seus desenvolvimentos, implementações e execuções, em níveis que podem estar entre ruins e excelentes.

O que me provocou refletir sobre esses 3 temas e a escrever esse artigo para reflexão, foi o fato postado por Júnior Borneli em 04/05, em seu Linkedin:

“A Chegg Inc. é uma startup de educação avaliada, até 2 dias atrás, em US$ 2 bilhões. Agora, ela vale metade disso e o ChatGPT, da OpenAI, foi o responsável por isso”.

Comentando o post, escrevi:

Acompanhar as mudanças, algumas disruptivas é realidade imposta, sem opção.

Sermos protagonista nas mudanças e nas transformações tecnológicas, é condição que também nos é imposta, sem qualquer concessão.

Considerando que fato extremo e impactante como esse do ChatGPT da OpenAI, são cada vez mais frequentes, cabe a pergunta:

Como implementar e monitorar esses 3 citados temas, quanto aos seus efeitos impactantes nas Organizações e mais complexo ainda, em seus stakeholders, de forma direta e/ou indireta?

Arrisco responder com boa segurança, que um alto domínio dos temas, com uma verdadeira paixão por eles, é o primeiro grande requisito a ser considerado.

Um segundo, certamente indispensável, é o de desenvolver e implementar esses temas, de acordo com as reais demandas de cada Organização e em seus distintos momentos, considerando a sua estratégia de atuação, no curto, médio e longo prazo, se valendo do seu propósito e da sua missão, visão e valores. Portanto, desenvolver e implementar sob medida para startups em seus diversos estágios e para qualquer Organização.

Aprendizado com o Brasil Digital para Todos

Um rico aprendizado e prática nesses 3 temas, tem sido possível à nós do Time ASPR e às Pessoas e Organizações que são apoiadas e apoiam o movimento Brasil Digital para Todos, desde o seu início em 2.019.

Os aprendizados e compartilhamentos com: 

• O GT9 - Comunicação do Brasil Digital; 
• A Governança em suas diversas fases e instâncias, com adequações e adaptações regulares;
• O Compliance, que também tem como inspiração os 5 Pilares, 23 Fundamentos, 3 Princípios e os 3 objetivos finalísticos do Movimento, dão a meu ver um bom CASE - Experiência de Sucesso, por si só, por serem elementos e recursos essenciais para os Propósitos:


- Do Movimento: “Brasil Protagonista Global em Inovação e Transformação Digital, alinhado ao ESG”.

- Do SiNEco Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital: “Promover a sinergia entre os Ecossistemas Regionais”. 

Finalizando

Só pelo acima exposto dá para imaginar, o quanto de robusta, eficaz e efetiva devem ser a comunicação, a governança e o compliance, para que suportem fatos como esse, sem desestruturar o propósito e o CORE do negócio.


Conclui-se que, devemos observar atentamente os impactos de fatos relevantes, para que quando cabível e necessário, sejam considerados para rever e refazer os permanentes realinhamentos, sintonias e sinergias nos relacionamentos e nas estratégicas de negócios, com os clientes e demais stakeholders.

Em Tempo:

Conheça alguns conteúdos que embasam a minha visão, para o apresentado acima:

Em desenvolvimento a 6ª. Edição do Código das Melhores Práticas de Governança do IBGC - 2022/2023

5ª. Edição - 2015 do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC

ODS 16 da ONU – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Observar as metas 16.3 a 16.8, pertinentes a meu ver, aos temas do texto.

ODS 17 da ONU – Parcerias e meios de implementação: Observar as metas 17.6 a 17.9

Artigo 2021: Endomkt e Mkt, mas nesta ordem

“Tal como no livro: O Jeito Harvard de Ser Feliz, a ordem também faz toda a diferença. Nele o autor Shawn Achor defende que a Felicidade vem antes do Sucesso”.

Artigo 2019: Gestão do seu grande potencial, para uma vida de mais sucesso

O autor (Shawn Achor) afirma:

“O seu sucesso, o seu bem-estar e o seu desempenho estão conectados ao sucesso, ao bem-estar e ao desempenho dos outros. Dessa forma, ao ajudar os outros a se tornarem pessoas melhores, levamos nosso potencial a outro nível”.

Artigo 2019: Compliance pode gerar Felicidade

“O título é chamativo? Sim. E pelo simples fato de sempre desejarmos a felicidade, à nós e ao Time de Profissionais à que pertencemos, e isso é normal. Mesmo assim, prefiro que você o tenha como convidativo, no máximo criativo.”

Artigo 2018: Capitalismo Consciente

“Se somente buscarmos o lucro e atendermos a demanda do investidor não é tarefa tão fácil, imaginemos conjugar o atendimento à todos de forma equilibrada, sustentável e perene?”.

Relembro a frase:

A liderança dada pelo exemplo não é a melhor, é a única. Ela vale integralmente também para o Compliance na empresa, ou seja, se a determinação de tê-lo, o engajamento e o exemplo não vierem da alta direção, esqueça. Não há investimento em Compliance que possa causar a Felicidade e o Sucesso, sem a efetiva participação da alta direção.

Oportuno citar também a frase do ex Procurador Geral da Justiça, o norte americano, Paul Mcnulty: "If you think compliance is expensive, try non compliance", e em livre tradução: Se você acha que Compliance é caro, tente não tê-lo.

Artigo 2018: Eficaz Comunicação Corporativa – BIG Desafio -

“Para tanto, lemos dois importantes trabalhos científicos, de 2.006 e ainda muito atual e outro de 2.017, bem recente.

O primeiro, o qual recomendamos a leitura é de Onésimo de Oliveira Cardoso.

Na Conclusão, o autor Onésimo traz:

"Num ambiente de incertezas e complexidade, é necessário compreender a estratégia organizacional não mais como um exercício de previsão conduzido por um grupo limitado de experts, mas sim como um processo de emergência estratégica envolvendo toda a coletividade, em cujo centro está a Comunicação".

Artigo 2017: Governança Corporativa:

“Nos últimos três anos, o tema Governança Corporativa tem sido debatido em profusão e bastante ampliada a sua prática”.

Artigo 2017: Contabilidade Gerencial, requisito para boa Gestão Corporativa

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Presidente do SiNEco do Brasil Digital para Todos

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