Gestão, Governança e Ética Empresarial

Blog

Gestão, Governança e Ética Empresarial

A nossa empresa, a ASPR, desde 1992 tem em seu DNA, o grande Propósito de contribuir com seus Clientes, na Gestão e Governança dos seus Negócios.

Não por acaso, ao longo dos seus 31 anos foi de fato se adequando e adaptando às novas realidades, respondendo aos Desafios com:

- Novas ferramentas e soluções sistêmicas para cada nova demanda relevante (especialmente em 2023);

- Permanente educação e capacitação continuada do Time (em especial a capacitação digital);

- Moderna e humanizada Gestão de Pessoas, em especial pós pandemia (home office);

- Produção de artigos sobre temas relevantes no campo da Gestão; (dois conteúdos abaixo) etc.

ÉTICA EMPRESARIAL

Para está newsletter, o que me inspirou a trazer o tema em pauta, foi a muito boa entrevista feita pelo Prof. Dr. Alexandre Di Miceli, pela Profa. Angela Donaggio e outros, entrevistando o grande especialista no tema, o Prof. Guido Palazzo da Universidade de Lausanne na Suíça.

Resumo feito pelos entrevistadores:

“Professor Guido Palazzo fala sobre as principais ideias de seu próximo livro sobre escândalos corporativos e as causas do fracasso ético nas organizações. O Prof. Palazzo é apaixonado pelo “lado negro da força”. Ele investiga a questão crítica de “por que pessoas boas nas organizações se envolvem em comportamentos moralmente inadequados, tóxicos, criminosos e até violentos”. Ele é conhecido por seu curso no Coursera "Tomada de decisões antiéticas nas organizações". O professor Palazzo também é amplamente conhecido pelos seus estudos sobre a globalização, em particular sobre as violações dos direitos humanos nas cadeias de abastecimento globais, e tem uma palestra no TED sobre o consumo responsável e o poder brando da narrativa.”

Recomendo fortemente que acesse a entrevista e confira a ALTA contribuição que nos é dada. É abordado alguns dos grandes CASES globais, incluindo o de janeiro de 2023 no Brasil, o da Lojas Americanas.

CONTRIBUIÇÕES DA ASPR

Em linha com o propósito desta newsletter, destaco dois conteúdos com os quais procuramos à época, contribuir com os Clientes sobre Gestão e/ou Governança.

1°. COMPLIANCE E ÉTICA PODEM TRAZER DIVERSOS BENEFÍCIOS AOS NEGÓCIOS

Em evento gravado, vídeo de 21/02/2019, a VERSO, a assessoria de imprensa da Abrafiltros, produziu o Release abaixo:

Eis a chamada feita pela VERSO:

Valorização da marca, mapeamento e mitigação dos riscos, combate à corrupção e à impunidade, valorização da integridade e transparência estão entre os ganhos das empresas que contam com compliance e ética.

O curto e útil Release do evento, pode ser acessado: Saiba Mais

2°. CAPITALISMO CONSCIENTE

Outro conteúdo, produzido em novembro/2019, foi sobre o relevante e indispensável tema: Capitalismo Consciente.

Eis a introdução:

“Acaba de ser lançado no Brasil, o livro - Capitalismo Consciente: Guia Prático - Ferramentas para Transformar a sua Organização. É imperdível, em minha modesta opinião.

O livro apresenta como o primeiro pilar, para uma verdadeira e efetiva sustentabilidade de qualquer organização, em qualquer lugar do mundo, o triplo compromisso de atender simultânea e satisfatoriamente, o investidor, o social e o meio ambiente. Mas não é só isso. Como segundo pilar, diz o Livro ser necessário não menosprezar e muito menos desprezar outros stakeholders da Organização, como: Seus Profissionais, Clientes e Fornecedores.

Parece tudo tão lógico e óbvio, que você leitor se pergunta: Qual a novidade nisso tudo? A íntegra em Saiba mais.

SUGESTÃO DE CAPACITAÇÃO:

SOLUÇÕES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL – GOVERNANÇA – FDC / FUNDAÇÃO DOM CABRAL

As referidas Soluções da FDC trazem como Resultados:

Definição das responsabilidades e papéis dos agentes de governança.

Decisões pautadas pelos interesses da empresa – equilibrando riscos e oportunidades

Acompanhamento adequado do ambiente de negócios e dos resultados organizacionais.

Eficiência e eficácia na tomada de decisão relacionada à alocação dos recursos estratégicos - foco na longevidade organizacional.

Alinhamento societário e estratégico garantindo que os interesses e propósitos não se dispersem ao longo de tempo.

- Exercício dos princípios básicos da governança – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

O Modelo de Governança Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática.

CONCLUSÃO

No Brasil, se não houver genuínos, assertivos e efetivos esforços dos principais representantes de agentes da quádrupla hélice: academias, empresas, governos (3 esferas) e em especial de Organizações da Sociedade Civil, se continuar havendo impunidades, muitas delas inexplicáveis, se houver inseguranças jurídicas sob vários aspectos etc., certamente veremos continuados e grandes escândalos de tempos em tempos.

Quem se habilitará em nível nacional e/ou global, iniciar e liderar um real processo de mudança, dessa muito frustrante realidade?

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR

#aspr #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp