ABC Paulista - Conexões Empreendedoras (III) março de 2024

Blog

ABC Paulista - Conexões Empreendedoras (III) março de 2024

A riqueza do ABC Paulista com o seu Ecossistema de Inovação e Transformação Digital, representada por diversas Organizações.

Esta é a edição III desta série. As edições anteriores foram em agosto e dezembro de 2023.

Recente comentário no Grupo da Comunidade ABC Valley reproduz bem, um pouco da auspiciosa realidade por que passa o ABC Paulista.

Eis o comentário do Antonio Carlos Neves:

“O 6° Encontro realizado na Mauá em 17/02, foi uma demonstração de importantes ações em curso no ABC. Resumindo:

Construção em curso do CITE do Parque Tecnológico de Santo André, inauguração do Parque Tecnológico de SCSUL, do CEITEC SBC, Programa Nova Indústria Brasil da Agência de Desenvolvimento, surgimento de HUBs de Inovação nos ICTs e Privados, Experiências de Sucesso de Organizações sendo aplicadas no Manifesto Brasil Digital e no Prêmio Brasil Digital Ozires Silva do Instituto Brasil Digital”.

Uma das quatro Experiências de Sucesso no 6° Encontro na Mauá, foi a do HUB de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André. Reproduzo parte da apresentação:

“Santo André pertence a uma das regiões mais desenvolvidas do país, com o 4° maior PIB do Brasil, 3° maior valor adicionado da indústria, 5° maior mercado consumidor do Brasil.

O Parque Tecnológico de Santo André é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santo André, estruturado pela política municipal de desenvolvimento econômico e implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Geração de Emprego. O lançamento oficial de seu portal digital ocorreu em 12 de dezembro de 2019 com o programa do Bureau de Serviços Tecnológicos, que mapeou e divulga os serviços existentes na rede local de serviços tecnológicos de 13 Instituições da rede local credenciadas, ofertando cerca de 220 serviços tecnológicos.

O Parque Tecnológico de Santo André se apresenta com uma nova geração de Parques Tecnológicos ou Ecossistemas de Inovação, atuando segundo o conceito de organizador e de integrador de uma e de institucional que integra os atores que contribuem com o desenvolvimento do ecossistema de inovação regional e juntos promovem o desenvolvimento empresarial, científico e tecnológico da região.

A partir do conceito dos Distritos de Inovação, estabelecido em experiências prósperas, entre as quais o Cluster Tecnológico da Universidade de Cambridge e o ecossistema de inovação do Reino Unido, que buscam mapear, organizar e incentivar as atividades inovativas entre os atores locais relevantes: governo, ICTs, Investidores e agências de fomento, entidades representativas e organizações não governamentais, habitats de suporte, startups e empresas, que fornecem fluxos de capital humano, financeiro, intelectual, relacional e consultivo, o ambiente regulatório e a infraestrutura para que a inovação tecnológica prospere.

Hub de Inovação: Grandes agentes econômicos praticando Inovação Aberta com o Ecossistema Local

O Hub de Inovação aberta é um Programa, nativo digital, do Parque Tecnológico de Santo André que foi Idealizado para estruturar e desenvolver a prática de Inovação aberta no ecossistema local de empreendedorismo, tecnologia e inovação, buscando ativamente a identificação das “dores” e desafios competitivos dos agentes econômicos mais representativos da economia local com relevância nos setores Químico e Petroquímico, Borracha e Plásticos, Automotivo, Tecnologia da Informação, Comércio e de Turismo.

A partir da identificação dos setores estratégicos da economia local o Hub de Inovação pratica uma busca ativa com os representantes dos setores estratégicos da economia local para a estruturação de desafios, consórcio pré-competitivo e outros arranjos colaborativos e hoje, com cerca de 3 anos de atuação, já lançou desafios com agentes que representam cerca de 90% dos setores locais mais significativos. 


Ecossistema Local de Inovação: Governo, Empresas, ICT´s e Entidades da Sociedade Civil atuando em melhoria do ambiente de negócios e da competitividade dos setores locais

Os indicadores atualizados em dezembro de 2023 indicam resultados muito significativos, com 30 desafios atendidos pelos integrantes do ecossistema de inovação do Parque Tecnológico de Santo André, sendo 21 projetos em parceria entre as ICT´s, empresas participantes e startups e mais de 13,7 milhões de reais em verbas aprovadas junto a agências de fomento como Fundep/Rota 2030, Finep, Embrapii e Fapesp. 

Programas de ativação e de fomento à Cultura de Inovação e Empreendedorismo

O CapacitaTech é uma plataforma de divulgação de cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação com mais de 140 parceiros e mais de 10.000 cursos que por meio do Instituto Brasil Digital hoje compartilha cursos e informações com ações de capacitação de outros EcoSis como o RHTech da ABES de Santa Catarina, o Workover Upskillvale do EcoSis de SJC e o CET4.0 do PTS EcoSis da região de Sorocaba e o CapacitaGOV do GovBR. 

Integração aos ambientes e atores locais 

A interação e divulgação da infraestrutura de coworkings já disponível conta atualmente com 7 empreendimentos de coworkings associados ao Parque que também atua junto com Incubadoras e Agentes promotores de Inovação. “ 

Meu comentário recente no Grupo do ABC Valley - Resumo 

“Sem exagero podemos admitir que fortes ações Realizadoras, com conexões e interconexões empreendedoras nos últimos 5 anos, estão efetivamente começando a produzir bons Resultados em prol das Pessoas e suas Organizações no ABC Paulista e daqui para o Brasil. 

Continuando com essa "pegada", teremos Realizações efetivas para entregar à coletividade do ABC Paulista, quanto a avanços na Maturidade do Ecossistema de Inovação e Transformação Digital e com elas melhores Gestão e Governança.


O tão sonhado EcoSis SP ABC reconhecido, apoiado e apoiando as Organizações, vem se materializando junto com realizações do ABC Valley e de dezenas de outros atores; precisamos de centenas.
 

Daí a relevância que se tenha mais Experiências de Sucesso de grandes Organizações e iniciativas de atores do ABC, compiladas, consolidadas e compartilhadas aqui e com todos os EcoSis do movimento Brasil Digital.” 

ASPR como agente de Inovação e Transformação Digital 

A ASPR – Sua Companhia de Gestão, se sente orgulhosa e honrada de ser uma das mais de uma centena de expressivas e representativas Organizações pelo Brasil, que apoia e é apoiada para se alcançar o Propósito: “Brasil Protagonista Global em Inovação e Transformação Digital, alinhado ao ESG”. 

A ASPR atendendo editais, está formalmente dentro do Parque Tecnológico de Santo André e do CEITEC São Bernardo do Campo; pretende estar também no Parque Tecnológico de São Caetano do Sul. 

LEVE VOCÊ TAMBÉM A SUA ORGANIZAÇÃO, PARA OS NOVOS PARQUES DO ABC PAULISTA! 

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR – Sua Companhia de Gestão
Vice Presidente do Instituto Brasil Digital - IBD

#aspr #timeaspr #auditoria #consultoria #contabilidade #gestao #servicosfinanceiros

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp