Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital para Todos - Parte III

Blog

Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital para Todos - Parte III

Este é o terceiro e último de 3 textos, em que estamos tratando do conceito Sociedade 5.0 e do Movimento Brasil Digital. Tema cada vez mais atual, estimulante e desafiador. Onde há desafios, pode haver boas oportunidades!

I - OBJETIVO DOS TEXTOS

Nesta série de 3 textos, objetivamos demonstrar o alinhamento entre Sociedade 5.0, Plano idealizado pelo governo japonês em 2016, com o Pilar Sociedade, do movimento Brasil Digital para Todos e seus 4 Fundamentos (Pessoas ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade) considerando o Propósito do movimento e seus 3 Objetivos, abaixo relacionados.

II – INTRODUÇÃO SOBRE A SOCIEDADE 5.0

Nos dois textos anteriores de 20 e 27/03, fizemos referência ao artigo sobre Sociedade 5.0 de 26/07/2019 da FIA Business School, com o título: “Sociedade 5.0: O que é, Objetivos e Como Funciona”.

Neste último texto, destacamos essa pergunta do artigo da FIA, além dos que listamos nos anteriores. "Como Funciona a Sociedade 5.0?

Segundo informações do Cabinet Office, a sociedade 5.0 alcança um alto grau de convergência entre o espaço virtual (ciberespaço) e real (espaço físico).

Fica mais fácil entender se compararmos com a sociedade 4.0, na qual nós acessamos bancos de dados na nuvem (que fica no ciberespaço), via internet, para encontrar e analisar informações.

Na Sociedade 5.0, esses dados acumulados no ciberespaço são analisados pela inteligência artificial, o que resulta em diversas formas de interação com os humanos, no espaço físico.

Pessoas, objetos e sistemas são conectados para otimizar os resultados e produzir valores que, antes, não era possível obter.

Ainda está tudo muito abstrato? Então, vamos esclarecer com exemplos.

Abaixo, vamos apresentar ideias de funcionalidades que a sociedade 5.0 deve trazer à rotina humana:

 Drones: os veículos aéreos não tripulados devem ser cada vez mais usados na entrega de mercadorias e no atendimento a desastres.

 Smart home: é o mesmo conceito das smart cities, mas aplicado nas casas, com a internet das coisas e inteligência artificial tornando os lares mais conectados, eficientes e confortáveis.

 Medicina robotizada: na medicina e enfermagem, robôs erram menos e não cansam, por isso, serão fundamentais para encarar o desafio do envelhecimento da população.

 Trabalho pesado: os robôs também assumirão trabalhos pesados (na agricultura, construção e limpeza), eliminando a necessidade de humanos ocupando essas posições desgastantes e degradantes.

 Gestão inteligente na nuvem: soluções da computação em nuvem vão beneficiar pequenas e médias empresas, assim como empreendedores individuais, que terão gestão mais profissional e eficiente.

 Veículos autônomos: antes de carros autônomos privados, é provável que vejamos essa tendência sendo colocada em prática no transporte coletivo e no transporte de cargas."

Mas o que é atualmente essa Sociedade 5.0, sete anos após o referido Projeto japonês de 2016? É tema para uma boa pesquisa. 

III – INTRODUÇÃO SOBRE O MOVIMENTO BRASIL DIGITAL PARA TODOS

Ele está estruturado em 5 Pilares (Pessoa, Sociedade, Governos Digitais, Negócios Digitais e Economia Digital) e em 23 Fundamentos, distribuídos pelos seus cinco Pilares.

Seu Propósito é: “Brasil Protagonista global em Inovação e Transformação Digital alinhado ao ESG” (iniciais em inglês de responsabilidade pelo Meio Ambiente, Social e Governança).

Os 3 objetivos do Brasil Digital são:

• Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas;

• Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital; e

• Acompanhar, apoiar e colaborar com a implantação da E-Digital.

IV – ALINHAMENTO ENTRE SOCIEDADE 5.0 E O BRASIL DIGITAL PARA TODOS

Neste último texto, apenas com o destaque acima, feito pelo artigo da FIA sobre Sociedade 5.0, e o pilar Sociedade do Brasil Digital, com os seus 4 Fundamentos (Pessoas ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade), já dá para perceber o quanto de alinhamento com o que foi conceituado no Plano japonês de 2016.

O Pilar Sociedade, como parte da estrutura do Brasil Digital para Todos, possibilita orientar ações para o movimento em prol da Sociedade e, por consequência, das Pessoas que a compõem.

No texto II, dissemos que faríamos referência, em nosso entendimento, qual seria o ODS da Agenda 2030 da ONU de 2015 (são 17 ODS), pelo qual começaríamos, para mais rápida e eficazmente tornar a Sociedade mais justa e inclusiva e menos desigual.

Começaríamos pelo ODS 17 – Parcerias e Meios de implementação, com seus cinco tópicos: Finanças, Tecnologia, Capacitação, Comércio, e Questões Sistêmicas. Este último com três subtópicos: Coerências de Políticas e Institucional, as Parcerias Multissetoriais e Dados, Monitoramento e Prestação de Contas.

As 19 metas do ODS 17, se implementadas de forma efetiva, poderiam trazer bem maior e melhor sustentação, sustentabilidade e perenidade à sociedade global, do que tem sido ela até então contemplada.   

V – CONCLUSÃO

Objetivamos neste terceiro e último texto, com a inclusão de novas informações, demonstrar o alinhamento entre o conceito e prática de uma Sociedade 5.0 (5° Projeto Japão/2016), com o movimento Brasil Digital para Todos (2019/2023), em particular com seu Pilar Sociedade alinhado ao esforço da prática do ODS 17 da ONU e suas 19 metas.

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Curador do SiNEco do Brasil Digital 

Vitor Morgensztern
Sócio fundador da Dossier Consultoria e Desenvolvimento
Conselheiro do Brasil Digital para Todos

Outros Artigos

Assine o ASPR Em Dia

Receba gratuitamente informações técnicas e assuntos voltados à Gestão Corporativa, produzidos e/ou compartilhados pelo Time ASPR e seus parceiros.

WhatsApp