Considerações sobre o PL 1087/2025 - Isenção IRPF até R$5MIL

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Considerações sobre o PL 1087/2025 - Isenção IRPF até R$5MIL

No último dia 16 foi aprovada a proposta pela comissão especial criada pela Câmara dos Deputados, de isenção do IRPF para quem ganha até 5 mil por mês, a partir de 2026.

 

IRPF – prática pelos contribuintes  

 

Em 2024, pouco mais de 50% dos contribuintes fizeram a declaração simplificada, os demais optaram pela declaração completa.

 

  • Declaração simplificada: Nela você conta com desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo, limitado a R$ 16.754,34.

 

  • Declaração completa: Nela se declara todas as despesas, como: saúde, educação, dependentes, previdência complementar, sendo mais vantajosa para quem conta com altas despesas comprovadas.

 

Obrigações fiscais acessórias – combate de sonegação do IRPF

 

Visando coibir a sonegação do IRPF, a Receita Federal do Brasil impõe o cumprimento de obrigações acessórias por organizações e pelos contribuintes e que servem para promover cruzamentos de informações e assegurar transparência e conformidade a legislação.

 

Seguem algumas das principais obrigações acessórias:

 

DIMOB – Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias

 

  • Obrigatória para: imobiliárias, incorporadoras e construtoras.
  • Cruzamento: com rendimentos declarados por pessoas físicas locadoras ou vendedoras de imóveis.


DIRF – Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte

 

  • Obrigatória para: empresas e fontes pagadoras.
  • Finalidade: detalhar o que foi pago a cada contribuinte e o imposto retido. Permite identificar rendimentos que o contribuinte possa ter omitido.

 

DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde

 

  • Obrigatória para: clínicas, laboratórios, profissionais de saúde.
  • Cruzamento: com as deduções médicas declaradas pelos contribuintes.

 

E-Financeira

 

  • Obrigatória para: instituições financeiras.
  • Inclui: movimentações bancárias, saldos, aplicações, previdência privada, entre outros.
  • Cruzamento direto: com a variação patrimonial e rendimentos no IRPF.

 

DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias

 

  • Obrigatória para: cartórios.
  • Inclui: compra, venda e permuta de imóveis.
  • Cruzamento: verifica se o valor declarado pelo contribuinte condiz com a escritura pública.

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Essência do Objetivo destas Obrigações Acessórias

 

Fornecimento para o banco de dados da Receita Federal, que com recursos poderosos de tecnologias digitais, permitem por exemplo, cruzamentos como:

 

  • Rendimentos informados × Rendimentos pagos
  • Gastos dedutíveis × Informações de prestadores de serviços
  • Variação patrimonial × Renda declarada
  • Movimentações bancárias × Receita informada

 

Realidade da atual legislação do IRPF e considerando o PL 1087/2025:

 

1 – Considerando que milhões de pessoas deixarão de pagar IRPF, em decorrência do PL 1087/2025; 

 

2 - Considerando a necessidade de aumento da arrecadação pelo FISCO, para fazer frente a isenção prevista no PL 1087/2025 em discussão; 

 

3 – Considerando que há a possibilidade de destinar parte do IRPF devido ao Fundo da Criança e Adolescente e ao Fundo do Idoso, mas somente para quem faz a declaração completa;

 

4 – Considerando a meu ver, que o incentivo fiscal acima deveria ser maciçamente estimulado pelo Governo, como política pública, em benefício de entidades sérias, que assistem pessoas com múltiplas necessidades;   

 

5 – Considerando que há as obrigações acessórias acima para coibir a sonegação. Caso a pessoa sonegue e o “LEÃO” realmente queira alcançar o sonegador (a), o faz com uma facilidade e velocidade incrível; e

 

6 – Considerando que o FISCO a cada ano que passa, tem evoluído na entrega de informações/dados ao contribuinte, quanto a sua vida fiscal/financeira durante o ano;

 

Poderia a Comissão Especial criada para o PL 1087/2025, propor que fosse eliminada a Declaração Simplificada e se passasse a exigir do reduzido número de contribuintes (pós PL 1087/2025), a declaração completa, o que lhe permitiria destinar parte do IRPF ao Fundo da Criança e Adolescente e ao Fundo do Idoso, aos municípios que os tenham instituídos.   

 

Conclusão

 

Estudos mostram que o potencial das tais destinações poderiam chegar anualmente entre R$7 a R$10 bilhões e que somente em torno de R$100 milhões são destinados, ou seja, pouco mais de 1%.

 

As razões para que o mencionado acima isso ocorra, são dois:

 

1 – falta de disposição política do governo de permitir que esses recursos fiquem diretamente nos municípios e com isso não seja arrecadado pela Receita Federal; e

 

2 – o fato de ser proibido que a pessoa que faz a Declaração Simplificada, possa optar pelo uso da tal destinação mencionada.  

 

Duas sugestões práticas

 

Divulgação maciça, incentivando as pessoas a fazerem destinações para entidades de suas cidades e proibição de continuar a Declaração Simplificada, tornando obrigatória a todos a Declaração Completa, fundamentadas nas seis Considerações acima elencadas. 


Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR

Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital

Presidente do Conselho do SiNEco - Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital

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